Feira de Santana

Comandante da Guarda Municipal detalha agressões e disparos durante ação no Centro de Abastecimento

As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.

24/11/2025 17h26
Comandante da Guarda Municipal detalha agressões e disparos durante ação no Centro de Abastecimento

A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada por um grave tumulto no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, durante uma força-tarefa de ordenamento coordenada pela Prefeitura. A operação, iniciada às 5h pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), contou com o apoio da Guarda Municipal, SMT e Polícia Militar, e tinha como objetivo organizar barracas, fiscalizar irregularidades e reforçar a segurança no maior entreposto comercial do interior da Bahia.

Por volta das 8h30, fiscais acionaram a Guarda Municipal após enfrentarem resistência ao tentar reorganizar barracas em seus locais de origem. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou um cenário de forte tensão.

“O que encontramos ali já era uma situação de conflito bem grande. Muitos barraqueiros, ambulantes e carregadores estavam agredindo verbalmente e fisicamente os fiscais e trabalhadores do Centro”, relatou o comandante da Guarda Municipal, Marcos Dantas.

Segundo ele, mesmo com as tentativas de mediação, a confusão se agravou. “Jogaram pedras, frutas na viatura e no carro de apoio. Houve agressões contra guardas e fiscais”, afirmou.

Um guarda municipal foi atingido por uma pedrada no rosto e precisou passar por exame de corpo de delito. Um servidor da fiscalização também sofreu ferimento na perna.

Durante o tumulto, dois disparos de arma de fogo foram efetuados. Dois homens foram baleados e socorridos pelo SAMU para uma unidade de saúde. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

A Polícia Militar confirmou que o suspeito de realizar os disparos foi detido após ser agredido por populares. Ele recebeu atendimento médico e, em seguida, foi levado à delegacia.

Segundo o comandante Marcos Dantas, dois suspeitos de promover agressões e incitar a violência foram conduzidos à delegacia.

“A Guarda se apresentou na delegacia junto com os envolvidos para que a autoridade competente averiguasse todos os fatos”, destacou.

A Polícia Civil divulgou nota informando que registrou a prisão em flagrante de um homem de 45 anos, suspeito de efetuar os disparos. “Diligências e oitivas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato”, informou a instituição.

De acordo com a Prefeitura, o tumulto teve início após a fiscalização abordar três veículos com placas cobertas, o que levantou suspeitas da equipe. A reação de alguns trabalhadores foi considerada desproporcional e culminou na agressão às equipes e na depredação de um dos veículos oficiais.

Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido e afirmou que as ações de ordenamento no Centro de Abastecimento continuarão sendo realizadas, sempre “priorizando a organização, a segurança e o bem-estar da população e dos trabalhadores”.

As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Leia também:

SMT realiza operação no Centro de Abastecimento para coibir estacionamento irregular e reorganizar mobilidade

Força-tarefa no Centro de Abastecimento termina com confrontos e servidores feridos

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Câmara aprova inclusão de Feira de Santana no consórcio Portal do Sertão

Câmara aprova inclusão de Feira de Santana no consórcio Portal do Sertão

A medida, proposta pelo Executivo, permitirá que a gestão municipal participe de ações...
Feira de Santana
Empresário morre após batida entre carro e ônibus em Feira de Santana

Empresário morre após batida entre carro e ônibus em Feira de Santana

Acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (25), em Feira de Santana. Vítima,...
Feira de Santana
Mudança em Lei Complementar isenta tributos e incentiva a geração de empregos

Mudança em Lei Complementar isenta tributos e incentiva a geração de empregos

As empresas beneficiadas por este artigo deverão manter, após a instalação ou ampliação,...