Com tema “Literatura e Sertão”, FLIFS 2023 inicia nesta terça (26)
Programação do evento segue até domingo (1º)
A programação do 16º Festival Literário e Cultura de Feira de Santana (Flifs) iniciou nesta terça-feira (26), unindo arte e educação em um só lugar. Também conhecido como “Feira do Livro, o evento segue até este domingo (1º) com leituras de cordel, rodas de conversas, exposições artísticas, apresentações musicais, espetáculos de teatro, além da tradicional compra e venda de livros.
Conforme explica a pró-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rita Brêda, neste ano, a edição tem como tema “Literatura e Sertão”. A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival (clique).
“Trazemos a obra de Juraci Dória, que nomeia também a nossa identidade visual, as peças que dão a imagem visual ao evento, e também Chico Pedrosa que é um grande nome da literatura de cordel, que já está conosco e ficará durante todos os seis dias do evento. Então, a ideia de articular a literatura em sertão é para prestigiar esses grandes nomes, e oferecer ao público um debate sobre o bicentenário da independência do Brasil e da Bahia, com temas que dialogam em todas as artes e linguagens sobre o sertão”, disse a pró-reitora em entrevista ao De Olho na Cidade.
Ainda, estão previstos cerca de 90 lançamentos literários durante a programação. Nesta terça, a abertura do evento recebeu a apresentação de diversas escolas do município com fanfarras, apresentações musiciais e declamações de poemas. A abertura da Praça do Cordel também foi realizada.
Ao longo do dia, a programação prevê um roda de conversa com o tema “Sertões e Bahias: imagens de um bicentenário plural”, no Café Teatro do Sesc, por volta das 14h, e também com o escritor Itamar Vieira Júnior, autor do livro “Torto Arado”, ás 16h.
Durante a noite, ás 19h, ocorrerá um show musical da cantora Maryzelia.
*com informações do repórter Rafael Marques