Com São Paulo pela frente, Bahia precisa vencer para não repetir pior jejum na temporada
Se tropeçar, sequência será de oito jogos sem triunfo – seis no Brasileirão; pela Série A, Tricolor baiano não ganha dos paulistas há 10 anos no Morumbi
O Bahia está há sete jogos sem vencer – cinco pelo Brasileirão -, entrou na zona de rebaixamento na última rodada e não terá vida fácil contra o São Paulo no próximo confronto. A pressão aumenta porque, caso o Tricolor baiano tropece mais uma vez, repetirá o pior jejum de triunfos desta temporada.
Antes de vencer o Palmeiras, por 1 x 0, na 11ª rodada da Série A, o Bahia ficou um mês e meio sem saber o que era uma vitória. Foram oito jogos de seca – três derrotas e três empates pelo Brasileirão e dois resultados igualados com o Santos, nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Agora, o jejum já passa de um mês. Pelo mata-mata, foram dois empates e uma eliminação diante do Grêmio nas quartas; no campeonato de pontos corridos, são três reveses e dois resultados equilibrados. Somando as duas sequências de seca, o time baiano tem apenas uma vitória em 16 partidas.
Dez anos sem vitória no Morumbi
O Bahia também terá a missão de encerrar um retrospecto negativo contra o São Paulo. Pela Série A, o Tricolor baiano não vence a equipe paulista no Estádio do Morumbi desde julho de 2013.
Na última vitória há 10 anos, Talisca e Fahel marcaram os gols do Esquadrão, que venceu – por 2 x 1 – o jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão daquele ano. De lá para cá, foram três triunfos do São Paulo e três empates.
Em compensação, o histórico é melhor em outras competições. Em 2019, o Bahia eliminou o time paulista nas oitavas de final da Copa do Brasil, com duas vitórias por 1 x 0 – uma no Morumbi e outra na Arena Fonte Nova.
Retrospectos à parte, as equipes medem forças às 11h deste domingo (30), em confronto válido pela 17ª rodada do Brasileirão.
*Metro 1