Com planejamento antecipado, Arraiá do Comércio 2025 promete mais estrutura e segurança
A expectativa do Sicomércio é que o Arraiá do Comércio 2025 supere os resultados dos anos anteriores
A edição 2025 do Arraiá do Comércio de Feira de Santana já tem data marcada: será realizada entre os dias 7 e 15 de junho, na Praça Bernardino Bahia, popularmente conhecida como Praça do Lambe-Lambe. Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio) destacou o esforço conjunto para o planejamento do evento com maior antecedência e segurança jurídica.
“Tivemos diversas reuniões, inclusive desde o ano passado, antes mesmo da posse do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Já conversávamos sobre a importância de manter a tradição e melhorar o formato da festa a cada ano”, afirmou Marco.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e pelo SESC, com apoio do Senac e do próprio Sicomércio, retorna ao coração da cidade com uma proposta que valoriza a cultura local e movimenta significativamente o comércio. A estrutura do Arraiá contará com apoio logístico e operacional de diversas secretarias, com destaque para a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, além do suporte da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“É uma festa pé de serra, da nossa comida, da nossa tradição. Uma festa da família, da roupa nova, do chapéu e da bota. E, claro, do aquecimento das vendas no comércio, especialmente com a ampliação do horário de funcionamento das lojas”, explicou o presidente do sindicato.
A programação começa às 10h da manhã e se estende até às 22h, com atrações culturais e apresentações musicais. De acordo com Marco, a ideia é preservar o ritmo do comércio durante o dia e concentrar as principais atrações musicais após o fechamento das lojas, às 20h, permitindo que comerciantes e comerciários também possam aproveitar o evento.
“A gente sempre deixa para depois das 20h uma atração maior, para que o comerciário que trabalhou durante o dia também tenha a chance de curtir o Arraiá. É uma festa pensada para todos.”
Além da programação cultural, o Arraiá do Comércio deve impulsionar a economia local, gerando empregos temporários e aquecendo as vendas em datas importantes como o Dia dos Namorados.
“Temos um incremento de cerca de 20% no número de empregos em relação à base normal das empresas do centro. O evento também contempla uma atração especial para o Dia dos Namorados, que será anunciada pela Prefeitura e pelo Sesc”, adiantou Marco Silva.
O Senac será responsável pela capacitação de vendedores e comerciantes da agricultura familiar, com cursos de segurança alimentar, produção de comidas típicas e conservação de alimentos.
“Cada vez mais o evento se organiza, se consolida, e entrega resultados econômicos e culturais para Feira de Santana. É um verdadeiro ganha-ganha”, concluiu Marco.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim