Feira de Santana

Com novas regras, INSS oferece mais acessibilidade para população

As novas regra auxiliam pessoas portadoras de deficiência e facilitam atendimento aos idosos.

12/07/2022 07h03
Com novas regras, INSS oferece mais acessibilidade para população
Foto: De Olho na Cidade

Desde a  última segunda-feira (4), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passa a atender sob novas regras. As mudanças visam facilitar a vida do servidor, oferecendo mais comodidade e acessibilidade para as diferentes demandas.

A primeira delas é em relação ao documento de identificação das pessoas idosas e das pessoas com enfermidade, onde mesmo com documento antigo, os indivíduos ainda podem se dirigir às agências, e terão seu atendimento garantido. A outra regra é em relação aos portadores de deficiências comunicativas (audição ou oral) que terão direito de adentrar à agência acompanhados de um intérprete de Libras.

Para demais portadores de deficiência, será avaliado de antemão a necessidade de um acompanhante. Em Feira de Santana há duas agências, que funcionam nos horários de 7h às 13h. No turno vespertino será oferecido perícia médica.

Outra regra alterada foi a respeito da obrigatoriedade de uma procuração: “As pessoas que forem requerer benefício e por acaso tenham que apresentar algum documento , cumprir alguma exigência, não será mais exigido um procurador. Qualquer pessoa, que precise apresentar apenas documentos no INSS, poderá fazê-lo sem a necessidade de procuração. Só será necessário em caso de firmar declarações, ou outras atribuições”, disse o gerente de atendimento do INSS de Feira, Fernando Nunes.

Os atendimentos são em sua maioria agendados, a população precisa ficar atenta para cumprir com o agendamento antes de proceder para a agência. As novas regras valem para todo os tipos de serviço ofertados.

Com as novas regras, o serviço de “Justificação administrativa”, onde é necessário comprovar união estável ou dependência econômica, só poderá ser solicitado mediante pré-agendamento.

“É importante que antes de se dirigir ás agências as pessoas busquem por informações nos canais remotos e procurem agendar o serviço antes. Não vá à agencia sem agendar o serviço, pois não será atendido”, pontua o gerente.

O usuário pode se manter informado no aplicativo “Meu INSS”, ou ligando para o número 135.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Dissidentes da Aspra devem formar nova associação em Feira

Dissidentes da Aspra devem formar nova associação em Feira

A assembleia vai ocorrer no auditório do Hotel Acalanto, a partir das 19h30.
Feira de Santana
Professores da rede municipal protestam contra cortes no salário

Professores da rede municipal protestam contra cortes no salário

Os professores cobram resposta da Secretária de Educação sobre a pauta de reivindicações...
Feira de Santana
Após pedido de relaxamento de prisão, familiares de jovens mortos em Jaíba cobram posição da justiça