Com novas regras, INSS oferece mais acessibilidade para população
As novas regra auxiliam pessoas portadoras de deficiência e facilitam atendimento aos idosos.
Desde a última segunda-feira (4), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passa a atender sob novas regras. As mudanças visam facilitar a vida do servidor, oferecendo mais comodidade e acessibilidade para as diferentes demandas.
A primeira delas é em relação ao documento de identificação das pessoas idosas e das pessoas com enfermidade, onde mesmo com documento antigo, os indivíduos ainda podem se dirigir às agências, e terão seu atendimento garantido. A outra regra é em relação aos portadores de deficiências comunicativas (audição ou oral) que terão direito de adentrar à agência acompanhados de um intérprete de Libras.
Para demais portadores de deficiência, será avaliado de antemão a necessidade de um acompanhante. Em Feira de Santana há duas agências, que funcionam nos horários de 7h às 13h. No turno vespertino será oferecido perícia médica.
Outra regra alterada foi a respeito da obrigatoriedade de uma procuração: “As pessoas que forem requerer benefício e por acaso tenham que apresentar algum documento , cumprir alguma exigência, não será mais exigido um procurador. Qualquer pessoa, que precise apresentar apenas documentos no INSS, poderá fazê-lo sem a necessidade de procuração. Só será necessário em caso de firmar declarações, ou outras atribuições”, disse o gerente de atendimento do INSS de Feira, Fernando Nunes.
Os atendimentos são em sua maioria agendados, a população precisa ficar atenta para cumprir com o agendamento antes de proceder para a agência. As novas regras valem para todo os tipos de serviço ofertados.
Com as novas regras, o serviço de “Justificação administrativa”, onde é necessário comprovar união estável ou dependência econômica, só poderá ser solicitado mediante pré-agendamento.
“É importante que antes de se dirigir ás agências as pessoas busquem por informações nos canais remotos e procurem agendar o serviço antes. Não vá à agencia sem agendar o serviço, pois não será atendido”, pontua o gerente.
O usuário pode se manter informado no aplicativo “Meu INSS”, ou ligando para o número 135.