Política

Com nova norma, TSE fecha cerco a candidaturas femininas laranjas

Partidos consideram regra rígida

08/03/2024 07h48
Com nova norma, TSE fecha cerco a candidaturas femininas laranjas
Foto: Roberto Jaime/Secom TSE

Para as eleições municipais deste ano, pela primeira vez o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (foto) inseriu diretamente nas regras que regem o pleito diversos critérios objetivos para caracterizar fraudes na cota de gênero.  

A medida foi tomada em fevereiro quando os ministros aprovaram uma inédita resolução sobre ilícitos eleitorais, visando afastar dúvidas sobre quais condutas o tribunal considera delituosas, segundo o estado da arte da jurisprudência. 

Pela nova norma, por exemplo, incorre automaticamente em fraude a candidata a vereadora com votação zerada ou pífia, sem importar o motivo alegado para a baixa votação. 

Também será considerada laranja a candidatura feminina com prestação de contas idêntica a uma outra, ou que não promova atos de campanha em benefício próprio. Tais situações configuram fraude mesmo se ocorrerem sem a intenção de fraudar a lei, segundo as regras aprovadas. 

Outro ponto consolidado foi o de que todos os votos recebidos pela legenda ou coligação envolvida com a fraude devem ser anulados, o que resulta, na prática, na cassação de toda a bancada eventualmente eleita. 

O caso mais recente foi julgado nessa quinta-feira (7), quando o plenário do TSE declarou a fraude praticada pelo PSB no município de Cacimbas, na Paraíba, e pelo PDT em Pombos, em Pernambuco. Em ambos os casos, toda a bancada eleita de vereadores pelos partidos foi cassada. 

Comentários

Leia também

Política
Sandro Magalhães é confirmado como candidato à presidência do PT na Bahia

Sandro Magalhães é confirmado como candidato à presidência do PT na Bahia

Anúncio foi feito por Éden Valadares, nesta quarta-feira
Política
Moraes revoga medidas cautelares contra ex-assessor de Bolsonaro e advogado

Moraes revoga medidas cautelares contra ex-assessor de Bolsonaro e advogado

Decisão permite que Tércio Arnaud e Amauri Feres Saad recuperem passaportes e retomem...
Política
Câmara aprova prioridade de atendimento para mães e pais atípicos no SUS

Câmara aprova prioridade de atendimento para mães e pais atípicos no SUS

Após aprovação na Câmara, proposta será avaliada pelo Senado