Com margem apertada, Pró Ninha, da cidade de lamarão, é reeleita prefeita
Com essa reeleição, Pró Ninha se prepara para mais quatro anos de gestão, prometendo continuar o trabalho de progresso e desenvolvimento para Lamarão.
Pró Ninha, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi reeleita prefeita de Lamarão (BA) conquistando 51,48% dos votos válidos, totalizando 3.712 votos. Seu adversário, Dival de Memel, do Partido Social Democrático (PSD), obteve 3.499 votos, o que corresponde a 48,52% dos votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A eleição, marcada por uma disputa acirrada, contou com 7.563 votos totais, incluindo 80 brancos (1,06%) e 272 nulos (3,60%). O município também registrou uma abstenção de 12,46%, com 1.076 eleitores ausentes.
Trabalho em conjunto e aprendizado
Pró Ninha destacou a importância de um plano de governo construído de forma coletiva, ouvindo as demandas das comunidades.
“Todo o plano de governo de Pró Ninha não foi construído de forma individual. A gente realizou os PGPs [Programas de Governo Participativo] ouvindo as comunidades. Vamos para um segundo mandato com o espelho real da necessidade de cada comunidade”, afirmou.
A prefeita reeleita destacou que, durante seu primeiro mandato, sua gestão não apenas cumpriu o plano de governo de 2020, como também avançou em demandas que nem estavam previstas.
“Honramos mais de 200% do nosso plano de governo. Fizemos obras e construções além do que estava programado”, ressaltou.
Desafios políticos e união partidária
Pró Ninha também comentou sobre os desafios enfrentados, especialmente nos últimos meses antes das eleições.
“Vivemos três anos e meio de incerteza sobre quem realmente estava com a gestão. Muitas pessoas estavam lá apenas para tentar enfraquecer”, afirmou. Para ela, essa experiência trouxe maturidade para enfrentar o segundo mandato com mais clareza sobre o apoio político que tem.
A prefeita destacou a importância do trabalho conjunto com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho certeza que nosso segundo mandato será grandioso com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal”, completou.
Uma vitória contra o preconceito
Pró Ninha também relatou as dificuldades de enfrentar preconceitos durante a campanha, incluindo ataques relacionados ao fato de ser mulher.
“Enfrentamos humilhações, afrontos e difamações. Ouvi pessoas dizendo ‘eu não voto em você porque você é mulher’. Mas a resposta foi dada com inteligência, e a cidade mostrou que não subestima uma professora”, disse, em referência ao apelido que recebeu na cidade de “professorinha”.
Em um discurso marcado por gratidão e responsabilidade, a prefeita reeleita afirmou que o sentimento agora é de liberdade e que seu foco será governar de forma justa. “Vamos para o segundo mandato com mais experiência, mais entendimento e com parceiros de verdade”, concluiu.
Composição da Câmara Municipal
Com relação à composição da Câmara Municipal, a prefeita destacou que conta com cinco vereadores eleitos. “Vamos dialogar nos próximos dias sobre como vamos conduzir isso, mas será da forma mais tranquila possível”, garantiu.