Com mais de 800 denúncias na Bahia, OAB intensifica combate a golpe do falso advogado
Criminosos utilizam dados reais de processos e se passam por advogados para aplicar golpes; OAB orienta população e lança plataforma para verificar a autenticidade dos profissionais.
Nos últimos meses, um novo tipo de golpe tem preocupado profissionais do Direito e cidadãos em todo o país: o chamado “golpe do falso advogado”. Criminosos estão acessando ilegalmente bancos de dados públicos e sistemas da Justiça para obter informações sigilosas sobre processos judiciais, incluindo nome das partes, CPF e até os advogados responsáveis. Com esses dados, entram em contato com as vítimas, principalmente pelo WhatsApp, e se passam por advogados para aplicar fraudes e extorquir dinheiro.
A prática tem se tornado cada vez mais comum também em Feira de Santana, como alerta a presidente da OAB Subseção Feira, advogada Lorena Peixoto.
“Infelizmente, pessoas têm se passado por advogados, mandando mensagens por WhatsApp com informações reais sobre processos judiciais. Eles se aproveitam da fragilidade da sociedade, especialmente em casos que estão demorando a ter um desfecho. Prometem a liberação de valores, como se fosse uma sentença favorável, mas exigem o pagamento antecipado de taxas ou honorários”, explica a presidente da OAB Feira.
Segundo a advogada, a recomendação é clara: não fazer qualquer tipo de transferência bancária sem antes confirmar a identidade do advogado.
“Todos os prazos processuais são legais e os advogados têm conhecimento deles. A sociedade não deve fornecer dados bancários, CPF, RG, endereço, ou qualquer outra informação sensível a números desconhecidos. Muitas vezes, os próprios advogados também são vítimas desse tipo de crime, porque os golpistas usam seus nomes para aplicar as fraudes”, acrescenta.
Para combater esse tipo de golpe, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha nacional de conscientização e uma ferramenta online que permite à população verificar se a pessoa que está se passando por advogado realmente possui registro e está habilitada para exercer a profissão.
“A OAB criou a plataforma Confirma ADV, disponível no site confirmadv.oab.org.br, onde qualquer pessoa pode consultar e verificar se aquele advogado está inscrito e autorizado a atuar no caso. É mais um instrumento a serviço da sociedade para evitar cair nesse tipo de fraude”, ressalta Lorena Peixoto.
De acordo com a OAB, mais de 800 denúncias de golpes semelhantes já foram registradas na Bahia. A entidade também está atuando junto à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil para contribuir com as investigações.
“Pedimos que, ao identificar um possível golpe, a vítima formalize um boletim de ocorrência, presencialmente ou pela delegacia virtual, e envie o relato para o e-mail denuncias@oab-ba.org.br. Essas informações são reunidas em dossiês e encaminhadas às autoridades competentes para fortalecer as investigações”, detalha a presidente da OAB Feira.
A principal recomendação da OAB é que a população tenha cautela e busque contato com seus advogados apenas por meios oficiais ou canais já utilizados anteriormente.
“Se o número que está entrando em contato não é o mesmo que você costuma usar com o seu advogado, desconfie. Vá ao escritório físico, se possível, ou ligue diretamente para ele. O sentimento que queremos reforçar é de atenção e cuidado. Golpes como esse têm causado muito prejuízo, tanto financeiro quanto emocional”, finaliza Lorena Peixoto.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim