Bahia

Com mais 2.998 postos em março, Bahia contabiliza 30.660 novas vagas no ano

No acumulado de 2025, estado exibiu o sétimo maior saldo agregado do país e o maior do Nordeste

01/05/2025 06h28
Com mais 2.998 postos em março, Bahia contabiliza 30.660 novas vagas no ano
Imagem: Reprodução

Em março, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a Bahia gerou 2.998 postos com carteira assinada (diferença entre 83.957 admissões e 80.959 desligamentos).

Com esses números, o estado chega ao terceiro mês seguido com saldo positivo. Os dados foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O saldo de março se revelou inferior ao de fevereiro (+20.171 postos) e também o menor do ano no estado. No comparativo anual, o resultado também foi menor do que o de março do ano passado (+12.760 postos). A Bahia, assim, passou a contar com 2.168.537 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,14% sobre o quantitativo do mês anterior.

Na Bahia, em março, três das cinco grandes atividades registraram saldo positivo. O segmento de Serviços (+3.955 vagas) foi o que mais gerou postos. Em seguida vieram Construção (+1.359 vagas) e Indústria geral (+1.281 vínculos). Os setores de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-3.230 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-367 empregos), portanto, foram aqueles com supressão líquida de postos.

No mês, o Brasil computou um saldo de 71.576 novas vagas, enquanto o Nordeste registrou uma perda líquida de 13.199 postos – variações de 0,15% e -0,17% sobre o estoque do mês anterior, respectivamente. A Bahia (+0,14%), portanto, exibiu um aumento relativo maior do que o da região nordestina e menor do que o do país.

Das 27 unidades federativas, houve crescimento do emprego celetista em 19 delas em março. A Bahia exibiu o oitavo maior saldo do país. Em termos relativos, a unidade baiana situou-se na 18ª posição.

No Nordeste, apenas três estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia ocupou a primeira colocação entre as unidades nordestinas. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano situou-se na terceira posição.

Análise do acumulado do ano:

No agregado do ano, a Bahia preencheu 30.660 novas vagas – aumento de 1,43% em relação ao total de vínculos do começo do ano.

Segundo o especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais da SEI, Luiz Fernando Lobo, “a geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2025, visto que o saldo acumulado de janeiro a março deste ano, com quase 31 mil novos postos, supera o resultado para o mesmo conjunto de meses do ano passado, quando 26.014 novos vínculos empregatícios foram estabelecidos”.

De janeiro a março, quatro dos grandes grupamentos registraram resultado positivo. O setor de Serviços (+19.747 vagas) foi o de maior saldo. Em seguida, Indústria geral (+5.809 vínculos), Construção (+4.138 empregos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+3.448 empregos) também foram responsáveis pelo surgimento de vagas. No caso, apenas Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-2.481 vagas) registrou perda líquida de postos no ano.

O crescimento do emprego também foi observado no Brasil e no Nordeste no ano, com 654.503 e 28.867 novas vagas, respectivamente – altas de 1,39% e 0,36% em relação ao quantitativo do início de 2025. A Bahia (+1,43%), dessa forma, exibiu um crescimento relativo maior tanto do que o do Nordeste quanto do que o do país.

No acumulado do ano, 24 unidades federativas contaram com aumento de empregos celetistas. A Bahia exibiu o sétimo maior saldo agregado do país e o maior do Nordeste. Em termos relativos, a Bahia se posicionou na 14ª colocação no país e na primeira posição na região nordestina.

Comentários

Leia também

Bahia
Prefeito de São Gonçalo divulga Cavalgada Partiu Songa na Micareta de Feira

Prefeito de São Gonçalo divulga Cavalgada Partiu Songa na Micareta de Feira

A Cavalgada Partiu Songa acontece no dia 25 deste mês, saindo do bairro Tomba, em Feira...
Bahia
MP recomenda fiscalização rigorosa em vaquejadas na Bahia para garantir bem-estar animal

MP recomenda fiscalização rigorosa em vaquejadas na Bahia para garantir bem-estar animal

Durante as vaquejadas, o MP quer que haja monitoramento do responsável técnico e relatórios...
Bahia
Salvador e 75 municípios da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas

Salvador e 75 municípios da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas

A previsão da Codesal indica que, a partir de sexta-feira (2), uma frente fria sobre o...