Com cuidados adequados, estética contribui com a saúde
Se feitos com moderação, procedimentos estéticos contribuem com o bem estar emocional
Por mais que a estética seja muitas vezes encarada como algo vaidoso, os procedimentos também colaboram com a saúde. A biomédica e esteta, Dra. Adglécia Almeida, explica que alguns pacientes se sentem tão inferiorizados com sua aparência, o que afeta sua saúde mental.
“Muitas vezes o paciente nos procura para resolver uma disfunção estética que o incomoda ao ponto de não querer sair de casa. Isso provoca um problema de saúde, um problema psicológico, uma depressão. Então é preciso tratar essa disfunção para dar qualidade de vida ao paciente, para que ele se motive a viver melhor”, diz a doutora.
Durante entrevista apresentada por Jorge Biancchi para o programa Jornal do Meio Dia, apresentado na rádio Princesa FM (96.9), a especialista também chama atenção para o extremo: quando o indivíduo não aceita seu processo de velhice.
“As mulheres precisam ter consciência de que o envelhecimento é natural, ele vai acontecer. A aceitação do envelhecimento deve acontecer”, pontua. Segundo a doutora, a não aceitação de envelhecimento aflige mais as mulheres que os homens, o que perturba o bem-estar emocional.
É recomendável que a paciente se cuide sempre, principalmente na juventude, para que chegue à velhice de forma saudável e com boa aparência. O problema dos procedimentos estéticos ocorre quando há exagero nas operações.
“É preciso valorizar a beleza que já existe nesse paciente, e não transforma-la”. As mudanças exageradas decorrem de uma insatisfação contínua. Segundo a biomédica, alguns casos precisam de acompanhamento psicológico.
A pressa é uma das inimigas dos procedimentos, pois alguns procedimentos requerem tempo até chegar os resultados, mas os pacientes ficam apressados. Por imediatismo, alguns pacientes descumprem normas estabelecidas pelo médico, levando a complicações.
A biomédica-esteta, Dra. Adglécia Almeida, pode ser encontrada através do Instagram: @draadgleciaalmeida.