Com crescimento acima da média nacional, Feira de Santana alcança mais de 616 mil habitantes
A Princesa do Sertão é a segunda cidade com mais população na Bahia, 10° do Nordeste e 35ª do Brasil.
Feira de Santana alcançou 616.279 habitantes, de acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado na cidade em 2022. Conforme o chefe da agência do IBGE em Feira, Thiago Pimentel, os dados indicam que a Princesa do Sertão é a segunda cidade com mais população na Bahia, 10° do Nordeste e 35ª do Brasil.
Entre o ano de 2010, com cerca de 550 mil habitantes registrados, e o ano de 2022, Feira de Santana registrou 10% de aumento populacional.
“Feira é uma cidade que, muito embora tenhamos a impressão de ter uma população maior que essa, tem uma população flutuante muito grande. Por exemplo, hoje estimamos que Feira tenha em torno de 1 milhão de pessoas presentes na cidade, porque tem gente que vem se abastecer de outros municípios e o comércio que realmente é muito forte. Mas a população que realmente reside na cidade, está em torno de 616 mil habitantes”, explica o profissional em entrevista ao De Olho na Cidade.
A taxa de crescimento anual está 0,85%. Existem 288.361 domicílios na cidade, com 53,32% de variação relativa entre os censos. A média de moradores em domicílios particulares e permanentes ocupados é de 2,77, sendo 251.593 no total.
A distribuição de domicílios conta com 288.101 particulares permanentes, 119 particulares improvisados e 141 coletivos.
Os levantamentos realizados pelo censo colaboram para o planejamento urbano do município, contribuindo com ações do poder público. A pesquisa é realizada por agentes do IBGE que visitam todos os domicílios da cidade e realizam a coleta de dados com os moradores.
*com informações do repórter Danillo Freitas