Com atividades em execução, aeroporto de Feira visa implementar voos para São Paulo
Possibilidades de ampliação de voos para Recife também estão sendo estudadas.
Thacy Mendes
As atividades do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, marcaram retorno no último dia 16 de dezembro. A princípio, a oferta de voos de ida e volta será através da Azul Linhas Aéreas, ligando a Princesa do Sertão a Recife (PE).
O retorno do equipamento já vinha sendo esperado há muito tempo pela população feirense. Até o momento, os voos para Recife estão sendo realizados no turno vespertino nos dias de segunda, terça e quarta-feira, além dos finais de semana.
Segundo o professor Antônio Walter, está sendo estudada a possibilidade de serem criadas duas rotas pela manhã e três pela tarde.
“A pessoa pode querer sair às 7h ou às 8h da manhã, resolver algumas coisas em Recife, e pode voltar no outro dia, ganhando mais tempo. Essa possibilidade está sendo estudada”, afirma.
Voos para São Paulo já estão sendo implementados. De acordo com o professor, inicialmente é necessário a implantação do IFR, e após isso, operar os equipamentos. O IFR se trata de um voo por instrumento. O piloto quando se aproxima do aeroporto precisa ter uma visão num sistema, sobre a distância da pista, para pousar com precisão.
“A nossa missão agora é credenciar o IFR com o ICM, e a partir daí estaremos prontos até para viagens internacionais”, revelou.
Ainda não há uma previsão de quando esses voos para São Paulo estarão disponíveis.
DEPUTADO ZÉ NETO
O deputado Zé Neto também comentou sobre o acontecimento.
“O estado manteve o protocolo com a Azul para que eles reduzissem o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias) onde os voos estivessem instalados. Isso vai viabilizar e facilitar as idas para São Paulo”.
O deputado garantiu que após o aeroporto, há planos de implementação de metrô e linhas ferroviárias que liguem Feira a Salvador.