Com 100 dias de governo, Donald Trump tem pior aprovação de um presidente dos EUA em 80 anos
Pesquisas apontam queda brusca na aprovação do republicano; O presidente, por sua vez, planeja anúncio de um grande projeto para esta semana
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nos primeiros 100 dias de seu mandato é a pior registrada por um ocupante da Casa Branca em 80 anos, é o qua aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, em conjunto com o jornal americano “Washington Post” e a rede de TV ABC News. Apenas 39% aprovam Trump, contra 55% que desaprovam. Cerca de 5% não responderam.
Segundo matéria do InfoMoney, cerca de 73% dos entrevistados dizem que a economia dos EUA vai mal, enquanto 53% avaliam que a situação piorou desde a posse de Trump, em janeiro. Outros 41%, por sua vez, afirmaram que suas finanças pessoais pioraram.
O estudo ouviu 2.464 adultos, entre 18 e 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol. Uma parcela de 30% dos entrevistados se declarou como democrata, 30% como republicano e 29% se dizem independente.
Outra pesquisa, encomendada pela CNN, apresenta números semelhantes, com a aprovação do republicano ficando em 41%, despencando quatro pontos percentuais desde março, e sete desde fevereiro. Este é o menor índice de aprovação de um presidente americano em 100 dias de mandato, desde a administração de Dwight Eisenhower, que governou os Estados Unidos de 1953 até 1961. A pesquisa da CNN ouviu 1678 eleitores em todo o EUA, entre 17 e 24 de abril deste ano.
No domingo (27), Trump anunciou que, em comemoração aos 100 dias de seu mandato, anunciará um grande projeto de lei durante a semana, que contarão com medidas rigorosas de segurança nas fronteiras e reformas nos gastos públicos.