Colbert acredita ser viável projeto de acesso aos medicamentos à base de canabidiol no SUS
Segundo o médico prescritor de cannabis, Leopoldo Pires, essa é a medicina do futuro
Assim como já ocorreu em Salvador, que aprovou um projeto de lei para que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça medicamentos à base de Canabidiol (CBD) ou tetra-hidro-Canadibiol (THC), a discussão ganhou força em Feira de Santana. O Canabidiol é uma das substâncias encontradas na Cannabis sativa, planta conhecida popularmente como maconha. Os medicamentos podem ser usados para dores crônicas.
Ao portal De Olho na Cidade, o prefeito Colbert Martins Filho disse que está aberto para discussões.
“Em Feira de Santana ainda não existem projetos dessa natureza, mas estou totalmente aberto para discussão. Do ponto de vista médico, nós temos a perspectiva e capacidade para fazer uma análise sobre o assunto”, afirma.
Segundo o médico prescritor de cannabis, Leopoldo Pires, essa é a medicina do futuro.
“São 10 anos estudando a área e vejo a necessidade de reformulação da estrutura da saúde. É necessário que haja uma preparação de terrenos no município. A cannabis é a medicina do futuro e precisa ser disponibilizada para toda população através do SUS”.
A farmacêutica Emília Pontes apontou que a informação é a principal aliada para o andamento de projetos.
“Estamos em fase de quebra de preconceitos, trazer os benefícios e informações para população. Feira é uma uma cidade enorme, com inúmeras pessoas acometidas de patologias e temos que deixar claro que a cannabis é o tratamento que deve ser de primeira escolha. Existe também a necessidade de capacitação dos médicos.”