Colbert ressalta 18 anos da Lei Maria da Penha e avanços no combate à violência contra mulheres
Colbert, que na época era deputado federal, relembra o momento em que a lei foi votada na Câmara e a presença marcante de Maria da Penha, no plenário.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, destacou a importância e o impacto da Lei Maria da Penha, que nesta quarta-feira (7), completou 18 anos desde a aprovação. Colbert, que na época era deputado federal, relembra o momento em que a lei foi votada na Câmara e a presença marcante de Maria da Penha, no plenário.
“Como deputado federal, vivi de perto a movimentação em torno da violência doméstica. A presença de Maria da Penha no plenário foi impactante, uma mulher que sofreu agressões severas e se tornou um símbolo de resistência e justiça. A lei que hoje existe é um reflexo da necessidade de endurecer as penas para quem comete violência contra as mulheres.”
Figura emblemática na luta contra a violência doméstica, que sofreu agressões severas do então marido Mário do Telo, Maria da Penha é um símbolo de resistência e justiça.
“O seu nome mostra que a impunidade tem que acabar. Cabe à justiça aplicar a lei porque os instrumentos estão em mão da justiça. Cabe à polícia prender, evitar que essas agressões aconteçam, mas cabe muito mais aos homens uma mudança de postura. A agressão, violência contra mulheres ou contra qualquer outra forma de vida é absurda, portanto o que precisa mudar não é apenas através da lei, precisa mudar a cultura, precisa mudar o entendimento, precisa mudar o respeito.”
O prefeito destaca ainda o papel da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres que este ano através de ações integradas e do Centro de Referência Maria Quitéria, tem apoiado 800 mulheres vítimas de violência.
“Aqui em Feira temos o Centro de Referência Maria Quitéria que tem o nome em homenagem a uma das mulheres lutadoras aqui de Feira de Santana, mas essas ações têm que ser cada vez mais fortes, mais integradas, a Secretaria já apoiou mais de 800 mulheres, é um esforço de trabalho grande.”
*Com informações do repórter Rafael Marques