Feira de Santana

Colbert rebate fala de Zé Neto sobre falta de investimento em drenagem pluvial

Segundo o deputado verba seria contrapartida da Embasa

26/02/2024 09h38
Colbert rebate fala de Zé Neto sobre falta de investimento em drenagem pluvial
Foto: Rafael Marques

O deputado federal Zé Neto (PT) cobrou da prefeitura de Feira de Santana os investimentos na drenagem pluvial e fluvial de bairros da cidade. Em discurso no bairro Panorama, no último sábado (24), o parlamentar acusou a gestão de Colbert Martins de não investir os recursos de R$35 milhões destinados pela Embasa após a renovação da concessão de serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário do município. 

“Precisamos saber para onde está indo esse dinheiro e saber se existe um relatório sobre a utilização desses recursos na construção de novos equipamentos de drenagem e desobstrução e limpeza dos canais da cidade, que estão nitidamente assoreados e com muito lixo em seus leitos”, cobrou. 

Em entrevista ao programa Cidade em Pauta, Colbert Martins rebateu às acusações, ressaltando o contexto dos investimentos e os desafios enfrentados desde a assinatura do contrato com a Embasa em 2019. O prefeito explicou que o contrato firmado com a empresa é voltado para serviços de saneamento, não incluindo especificamente verbas para drenagem.

“Em 2019 eu assinei com o Governo do Estado a contratação da Embasa para que ela fosse prestadora de serviço em Feira de Santana e a Embasa tinha uma concessão não onerosa, agora ela paga para poder utilizar a concessão à prefeitura, então em 2019 o Governo do Estado colocou 15 milhões de reais e tem um contrato de 48 meses no qual ela faz repasses com base na arrecadação que ela faz na cidade. De 2019 pra cá já tivemos em 2020 aquela enchente que morreu uma pessoa, tivemos problemas graves de manutenção, em 2022 tivemos intervenções de mais de 12 milhões de reais e em 2023, até agora, já estamos com gastos de quase 18 milhões de reais em manutenção e intervenção necessárias. A embasa é uma contratada da prefeitura, ela não manda dinheiro pra fazer drenagem, o contrato que está lá é de saneamento e nós estamos obedecendo esse contrato.”

Além disso, o gestor refutou a fala do deputado de que não existe projeto de drenagem para Feira de Santana.

“Tem projeto, mas ele não conhece. O projeto de drenagem foi aprovado pela Escola Politécnica da Universidade e como ele não conhece ele consegue omitir. Com esses 35 milhões estamos fazendo o que precisa ser feito durante esses quatro anos porque esse recurso é de 2019.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sicredi prevê inauguração de nova agência de Feira de Santana em setembro

Sicredi prevê inauguração de nova agência de Feira de Santana em setembro

Com um ambiente acolhedor e serviços acessíveis, a cooperativa busca estabelecer um relacionamento...
Feira de Santana
João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

O dirigente partidário citou três membros do partidos em Feira que podem assumir a missão:...
Feira de Santana
Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

O tema tem dividido opiniões entre os legisladores.