Feira de Santana

Coelba remove cerca de 30 toneladas de fiação irregular em Feira de Santana em 2022

Resultado é reflexo das inspeções e ações de ordenamento realizadas em todo o município

05/07/2022 06h45
Coelba remove cerca de 30 toneladas de fiação irregular em Feira de Santana em 2022
Foto: Divulgação Neoenergia Coelba

A instalação e manutenção de qualquer equipamento ou fiação nos postes da Coelba só pode ser feita pelos técnicos da distribuidora ou profissionais autorizados. Os fios de internet e telefonia instalados à revelia da empresa, por exemplo, representam riscos à população e ao fornecimento de energia. Como forma de evitar estas situações perigosas, a concessionária baiana removeu cerca de 30 toneladas de fios de telecomunicação instalados irregularmente no município de Feira de Santana em 2022.

O resultado é reflexo das operações realizadas pela distribuidora em todo o município. No primeiro semestre, os técnicos da Neoenergia Coelba fiscalizaram cerca de três mil postes na cidade, removendo as fiações que não seguiam os padrões técnicos de segurança exigidos ou que estavam instaladas clandestinamente.

“Toda a implantação de estruturas passa por um estudo prévio para garantir o funcionamento seguro do sistema elétrico. Por outro lado, a instalação de cabos de internet e telefonia de maneira irregular não segue nenhum critério, representando riscos à segurança da população e ao fornecimento de energia. Além disso, o acesso à internet de quem tem operadora regular também pode ser afetado”, explicou o gerente de Operações da região, Valdemir Araújo.

Além das situações de clandestinidade, em que as empresas não possuem contrato com a Coelba, a distribuidora também remove as fiações que não seguem os padrões de segurança. Em 2022, a concessionária emitiu cerca de cinco mil notificações às operadoras em todo o Estado, avisando-as de forma prévia sobre a remoção para que o acesso à internet dos seus clientes não fosse interrompido.

Atualmente, 100 empresas de telefonia e internet possuem contrato com a distribuidora. A Neoenergia Coelba estima que este número representa apenas 15% do total de operadoras homologadas pela Anatel com permissão para atuar na Bahia. Ou seja, 85% fornecem serviços de telecomunicação de maneira irregular.

Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail [email protected], criado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

A concessionária criou uma página em seu site para que o cliente verifique se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular com a distribuidora. Para acessar, basta clicar aqui ou seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sinaleiras recebem botoeiras digitais com sensor de aproximação

Sinaleiras recebem botoeiras digitais com sensor de aproximação

Equipamentos já instalados em frente à Associação Cristã e à Justiça Eleitoral ...
Feira de Santana
Feira vai sediar encontro para discutir busca ativa escolar pelo Selo Unicef

Feira vai sediar encontro para discutir busca ativa escolar pelo Selo Unicef

Iniciativa pretende reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes ...
Feira de Santana
Endometriose acomete 15% das mulheres do Brasil

Endometriose acomete 15% das mulheres do Brasil

Intensidade da cólica menstrual é o principal indicador da doença