CMPC deve instaurar novo serviço de saúde em maio
Orgão completou 19 anos de existência nesta quarta-feira (12)
Um novo serviço de atendimento médico deve chegar em maio no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), que completa 19 anos de existência nesta quarta-feira (12). Administrado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o orgão foi responsável pela realização de cerca de 700 mil atendimentos durante todo esse período.
Segundo a presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, a unidade é referencia na prevenção e tratamento do câncer.
“Fizemos um planejamento para aumentar o atendimento da demanda em 15% no ano de 2023, então, já temos praticamente dois meses abrindo aos sábados pela manhã. Em maio vamos implantar um novo serviço, como já tem a especialidade de consulta com demartologista, ampliaremos esse serviço para que seja realizada a biópsia de pele”, diz a presidente em entrevista ao De Olho na Cidade.
Ginecologia, mastologia, urologia, biópsias e ultrassons são alguns dos serviços já oferecidos pelo Centro. A instituição também participa de campanhas importantes para o cuidado da saúde, como o Março Lilás — prevenção ao câncer de colo de útero —, Outubro Rosa, e Novembro Azul.
São cerca de 40 mil pessoas por ano, provenientes não apenas de Feira de Santana, mas também de mais de 80 cidades da Bahia, oferecendo mais de 24 especialidades em consultas e exames. Atualmente, o CMPC expandiu sua assistência para várias regiões, realizando consultas e exames em mais de 360 mil pessoas nos últimos dez anos.