Clero da Arquidiocese realiza retiro anual em Santo Estêvão
O retiro, previsto no Código de Direito Canônico (cânon 276 § 2, 4º), tem como objetivo principal a renovação espiritual dos Presbíteros
De 21 a 24 de julho, o Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista realizou o Retiro Anual do Clero no resort Pedra Bonita, na cidade de Santo Estêvão (BA). O encontro reuniu Presbíteros e Diáconos transitórios, e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Vítor Agnaldo de Menezes.
O retiro, previsto no Código de Direito Canônico (cânon 276 § 2, 4º), tem como objetivo principal a renovação espiritual dos Presbíteros, fortalecendo a comunhão com o Bispo e entre o Presbitério. Este ano, as reflexões foram conduzidas por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo da Diocese de Ruy Barbosa e membro do Clero de Vitória da Conquista.
Durante os quatro dias, os Presbíteros vivenciaram momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, partilhas e Celebração Eucarística. O ambiente de recolhimento e silêncio favoreceu a escuta da Palavra de Deus e o aprofundamento da vocação sacerdotal.
O retiro também recebeu a visita do Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, membro do Clero de Vitória da Conquista, que presidiu uma Missa e compartilhou palavras de incentivo e comunhão.
Ao término do encontro, os Padres e Diáconos transitórios retornaram às suas comunidades renovados na fé e com o compromisso fortalecido de servir o povo de Deus com zelo e generosidade.
O Retiro Anual do Clero é momento fundamental para que o ministério Presbiteral seja vivido com profundidade, fé e perseverança, contribuindo para a missão evangelizadora da Arquidiocese.