Circuito Expo Sisal fortalece agricultura familiar e movimenta economia na região de Serrinha
O circuito conta com o apoio do Sistema Faeb/Senar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), prefeituras municipais e outras instituições locais
O Sindicato dos Produtores Rurais de Serrinha anunciou a realização do 1º Circuito Expo Sisal, uma série de exposições agropecuárias itinerantes que percorrerá diversos municípios da região, com foco na valorização da agricultura familiar, no estímulo à comercialização de produtos e na promoção do intercâmbio de conhecimento técnico para os produtores locais.
O presidente do sindicato, Josenaldo Luiz, destacou que a iniciativa foi pensada para atender aos municípios que ainda não contam com sindicatos rurais, como Teofilândia, Ichu, Candeal, Água Fria, Lamarão e Biritinga.
“Sentimos a necessidade de dar oportunidade ao produtor de trabalhar seu animal, sua cultura, de ter um momento para expor, vender, trocar, fazer negócio. Isso movimenta a economia e ajuda a melhorar a vida do homem do campo”, afirmou Josenaldo.
O circuito conta com o apoio do Sistema Faeb/Senar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), prefeituras municipais e outras instituições locais. Segundo o presidente, o evento será realizado com estrutura modelo, oferecendo palestras e atividades de capacitação para os produtores.
A coordenadora da exposição, Leidiane Queiroz, ressaltou o compromisso com os pequenos produtores:
“Nosso olhar é muito sensível para a agricultura familiar. O circuito permite que esse produtor exponha seus produtos, tenha acesso a capacitações e possa dialogar com o Estado para conseguir, por exemplo, selos de qualidade e apoio institucional”, afirmou.
Ela também agradeceu o apoio da SDR e das prefeituras e destacou a importância da presença do chefe de gabinete da secretaria, Adriano Costa, durante as ações:
“Graças à parceria com a SDR, com o Estado e com os municípios, conseguimos realizar esses eventos e garantir melhorias reais para quem vive da agricultura e da pecuária”, completou.
Agenda do Circuito Expo Sisal
- Teofilândia: 01 a 03 de agosto
- Ichu: 15 a 17 de agosto
- Candeal: 29 a 31 de agosto
- Água Fria: 12 a 14 de setembro
- Lamarão: 26 a 28 de setembro
- Serrinha (encerramento): 24 a 26 de outubro
Além das exposições, Josenaldo Luiz aproveitou para anunciar um novo projeto social: a inauguração da Cozinha Solidária Sertaneja em Serrinha, marcada para o dia 11 de julho, às 9h, com capacidade de fornecer 200 quentinhas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Esse é um trabalho em parceria com associações locais, com apoio do Estado e da Cáritas. É mais uma forma de levar dignidade a quem mais precisa”, afirmou Leidiane.