Cidadãos aproveitam o dia de eleição para conseguir renda extra
Trabalhadores informais ganham renda extra ao cuidar de veículos dos votantes
Além de um dia marcado pela cidadania, algumas pessoas aproveitam o dia como oportunidade de receber renda extra. É o caso dos “guardadores de carro”, que atuam nas escolas vigiando os veículos dos votantes que estão dentro das cabines de votação.
Para o Victor Silva, alguns motorista receiam furtos ou vandalismo, sendo assim, o guardador de carro atua cuidando e protegendo o automóvel com bastante precaução.
“Tem muitos que não respeitam, ver um carro ali parado e já vai querer mexer. Mas com a gente aqui não, estamos olhando, e ninguém em nada, passa direto”, diz o guardador.
A cobrança é acessível, dependendo da condição de cada eleitor. Segundo Victor, o objetivo principal não é faturamento, mas apoiar e ajudar os votantes: “A gente tá cobrando quase nada, só pra poder ajudar a gente, cobramos um guaraná pro almoço, e agradecemos. Mas até que dá para faturar uma moedinha”.
Cadu Santos é outro guardador de carro que afirma já está habituado a realizar a vigilância dos veículos durante o período de eleições: “Do jeito que nós estamos, tem que agradecer a Deus, porque tudo que vem Dele é fortalecido. Mas dá pra ganhar um trocadinho”.
*com informações do repórter Miro Nascimento