Economia

China eleva taxação sobre EUA para 125%, mas Xi diz não haver vencedor em guerra tarifária

Medida terá validade a partir deste sábado (12); líder chinês afirmou que país ‘não teme supressão irracional’

11/04/2025 09h13
China eleva taxação sobre EUA para 125%, mas Xi diz não haver vencedor em guerra tarifária
Reprodução: Instagram/@xi.jinping_cn

A China anunciou nesta sexta-feira (11) que vai aumentar as tarifas sobre produtos de 84% para 125%, em resposta à recente escalada dos Estados Unidos. A medida terá validade a partir deste sábado (12).

O líder chinês Xi Jinping, no entanto, disse que “não há vencedor numa guerra de tarifas, e ir contra o mundo levará ao isolamento”. As declarações foram dadas na Casa de Hóspedes Diaoyutai, durante encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em visita a Pequim.

“Diante do fato de que, no atual nível de tarifas, não há possibilidade de aceitação pelo mercado de produtos dos EUA exportados para a China, se o lado americano continuar a impor tarifas sobre produtos da China, o lado chinês vai ignorá-las”, informou o porta-voz do ministério em publicada no site do órgão.

Yuyuan Tan Tian, perfil popular da plataforma Weibo, ligado à rede oficial CCTV, explicou a decisão dizendo que agora, “mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso não fará mais sentido e se tornará uma piada na história da economia mundial”.

Em outra frente, o Ministério do Comércio da China anunciou ter entrado com processo contra os EUA na Organização Mundial do Comércio, citando “práticas unilaterais de coerção e bullying, que violam as regras da OMC”.

No encontro com Sánchez, Xi afirmou que seu país “não teme qualquer supressão irracional”, após citar que, “por mais de 70 anos, o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho árduo, nunca nos presentes de ninguém”, em referência aos EUA.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

“Não importa como o ambiente externo mude, a China fortalecerá sua confiança, manterá sua determinação e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos”, acrescentou.

Comentários

Leia também

Economia
Governo não usará credito extraordinário para reembolsar vítimas da fraude no INSS, diz Haddad

Governo não usará credito extraordinário para reembolsar vítimas da fraude no INSS, diz Haddad

Segundo o ministro, o uso de dinheiro público para reembolsar aposentados e pensionistas...
Economia
Uso do Pix cresce 52% e consolida liderança entre formas de pagamento

Uso do Pix cresce 52% e consolida liderança entre formas de pagamento

Os dados foram compilados pela Febraban a partir de números do Banco Central e da Associação...
Economia
Permanência de famílias com aumento de renda no Bolsa Família será reduzida de dois para um ano

Permanência de famílias com aumento de renda no Bolsa Família será reduzida de dois para um ano

Mudanças começam a valer a partir de junho e não afetam quem já está na regra de transição ...