Mundo

Chanceler do Irã diz que EUA ‘cruzaram linha vermelha’ com ataque

Ele acusou os EUA de “trair a diplomacia” e declarou que Teerã reserva todas as opções para proteger sua soberania

22/06/2025 08h49
Chanceler do Irã diz que EUA ‘cruzaram linha vermelha’ com ataque
Foto: Reprodução / Governo do Irã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou neste domingo (22) que os Estados Unidos “cruzaram uma linha vermelha muito grande” ao bombardear três instalações nucleares iranianas. Em coletiva de imprensa em Istambul, o chanceler classificou a ação como uma “grave violação da Carta da ONU e do direito internacional”.

Araqchi informou que o Irã convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU e pediu à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condene formalmente os ataques. Ele acusou os EUA de “trair a diplomacia” e declarou que Teerã reserva todas as opções para proteger sua soberania.

O ministro também anunciou uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, e afirmou que as Forças Armadas iranianas estão em alerta máximo. Ao ser questionado sobre o possível fechamento do Estreito de Ormuz, Araqchi respondeu que “uma variedade de opções está disponível para o Irã”.

*Por: Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Irã promete retaliar EUA e Israel após morte do aiatolá Ali Khamenei

Irã promete retaliar EUA e Israel após morte do aiatolá Ali Khamenei

Presidente iraniano classifica ataque como “declaração de guerra” e tensão global...
Mundo
Irã confirma morte do líder supremo Ali Khamenei

Irã confirma morte do líder supremo Ali Khamenei

O aiatolá comandou o Irã por quase quatro décadas com mão de ferro e reprimiu opositores...
Mundo
Ataques de EUA e Israel ao Irã deixaram 201 mortos, diz mídia iraniana

Ataques de EUA e Israel ao Irã deixaram 201 mortos, diz mídia iraniana

Explosões foram ouvidas em Teerã e diversas outras cidades iranianas na manhã deste...