Mundo

Chanceler do Irã diz que EUA ‘cruzaram linha vermelha’ com ataque

Ele acusou os EUA de “trair a diplomacia” e declarou que Teerã reserva todas as opções para proteger sua soberania

22/06/2025 08h49
Chanceler do Irã diz que EUA ‘cruzaram linha vermelha’ com ataque
Foto: Reprodução / Governo do Irã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou neste domingo (22) que os Estados Unidos “cruzaram uma linha vermelha muito grande” ao bombardear três instalações nucleares iranianas. Em coletiva de imprensa em Istambul, o chanceler classificou a ação como uma “grave violação da Carta da ONU e do direito internacional”.

Araqchi informou que o Irã convocou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU e pediu à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que condene formalmente os ataques. Ele acusou os EUA de “trair a diplomacia” e declarou que Teerã reserva todas as opções para proteger sua soberania.

O ministro também anunciou uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, e afirmou que as Forças Armadas iranianas estão em alerta máximo. Ao ser questionado sobre o possível fechamento do Estreito de Ormuz, Araqchi respondeu que “uma variedade de opções está disponível para o Irã”.

*Por: Metro 1

Comentários

Leia também

Mundo
Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Integrantes da comitiva brasileira ainda aguardam autorização de entrada para Assembleia...
Mundo
Explosão em Madri deixa 21 feridos e atinge edifício residencial

Explosão em Madri deixa 21 feridos e atinge edifício residencial

Incidente na capital espanhola destruiu bar e ainda não possui causa oficialmente confirmada ...
Mundo
Trump afirma que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Trump afirma que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

“Acho que, com um alto grau de certeza, o temos sob custódia”, disse o republicano...