Chá das Empreendedoras: evento gratuito fomenta empreendedorismo feminino através do conhecimento e networking
Projeto aposta em espaço inclusivo e representativo para mulheres empreendedoras trocarem experiências e aprenderem sobre como impulsionar seu negócio com as estratégias certas.
Conhecimento, networking e fomento ao empreendedorismo feminino são alguns dos objetivos do Chá das Empreendedoras, idealizado pela fotógrafa e empreendedora Drika Almeida. O evento, que está em sua terceira edição, acontecerá no Hotel Ibis de Feira de Santana, no dia 10 de março, a partir das 13h30. O projeto traz uma narrativa de crescimento e empoderamento que teve início em 2022, dentro da casa da própria idealizadora de forma intimista, mas evoluiu rapidamente.
A segunda edição, em 2023, tomou outra proporção e reuniu 150 mulheres empreendedoras com sede de conhecimento. Segundo Drika, essa foi a principal mudança e o primeiro sinal do impacto que o Chá das Empreendedoras estava causando, permitindo conexões e aprendizado para mulheres de diferentes áreas do empreendedorismo.
“O evento que estamos organizando tem gerado grande expectativa e divulgação, com os ingressos esgotados logo na primeira semana. É crucial esclarecer o propósito do evento, seu público-alvo e sua importância. Este projeto, que nasceu no meu coração dois anos atrás, tomou uma proporção para alcançar quase 400 mulheres oferecendo conhecimento para uma empreendedora que está iniciando para um lugar com conhecimento maior ou aquela empreendedora que está há muitos anos no mercado e precisa de uma chavinha para virar o seu negócio.”
Com uma estrutura focada no ensino, o evento oferecerá palestras abrangentes sobre temas essenciais, como marketing, saúde e gestão financeira.
“O Chá das Empreendedoras terá uma estrutura voltada para o ensino. As palestras abrangerão diversos temas essenciais, como marketing, sexologia, psicologia, previdência, contribuição, contabilidade, gestão financeira e saúde, este último sendo de extrema importância para nosso evento. Nosso objetivo é oferecer uma programação educativa abrangente. Além disso, daremos destaque a uma das palestras principais que abordará um grande tabu entre empreendedoras: o marketing para seus negócios. Estamos montando uma grade de palestrantes qualificados para compartilhar conhecimentos valiosos. Teremos estandes das apoiadoras do Chá, cujas informações estão sendo divulgadas em nosso Instagram, essas empreendedoras, juntamente com nossos patrocinadores, desempenham um papel fundamental para a realização deste evento, contamos com a parceria do Sebrae, que tem nos ajudado a estruturar e fornecer essas palestras educativas.”
A idealizadora do projeto relata que o Chá das Empreendedoras tem como objetivo criar um ambiente de aprendizado e networking para mulheres empreendedoras. Drika ainda destaca a importância de fortalecer as conexões profissionais e compartilhar conhecimentos no universo empresarial feminino.
“O objetivo principal do Chá das Empreendedoras é fornecer educação, oportunidades de networking e contar com o apoio de parceiros e empreendedoras para sua realização. Surgiu da falta que eu senti no início da minha jornada empreendedora, quando percebi a carência de acesso ao conhecimento necessário para desenvolver meu negócio. Esta falta de conhecimento dentro do empreendedorismo feminino muitas vezes nos impede de sair da zona de conforto, embora o empreendedorismo feminino nasça da necessidade de autonomia e realização pessoal. É um evento sem fins lucrativos, buscando parcerias, apoio e patrocínio para acontecer, contamos com palestrantes motivadas a compartilhar seus conhecimentos gratuitamente, como Gabriela Trindade, Carla Amaral, Gabriela da Inovare e Raquelly Carvalho.”
Em meio aos desafios de promover um evento de grande porte, o Chá das Empreendedoras emerge como um espaço de conexão e aprendizado para mulheres empreendedoras. As vagas para o evento deste ano estão esgotadas devido à limitação de espaço, visando garantir o conforto das participantes. No entanto podem surgir oportunidades decorrentes de desistências.
“Realmente, promover um evento com essa estrutura tem sido desafiador. No ano passado, tivemos 150 mulheres presentes, e foi possível graças ao apoio das colaboradoras que estão conosco desde o início. Este ano foi necessário ter mais colaboradores para realizar um evento desta magnitude. Agradeço a todos que apoiam o Chá das Empreendedoras, infelizmente, já não temos mais vagas, pois nosso espaço é limitado e queremos garantir conforto às empreendedoras participantes. No entanto, ainda pode haver oportunidades para participar, caso haja desistências. Por isso, fiquem atentas às confirmações. Não estou prometendo, mas pode ser que surjam novas vagas. Vamos continuar acompanhando juntas essa jornada.”