Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Irã entra em vigor após anúncio de Trump, mas tensões persistem

A trégua, segundo Trump, teve início por volta da 1h da manhã, no horário de Brasília, cerca de seis horas após o anúncio oficial feito na rede social Truth Social.

24/06/2025 06h21
Cessar-fogo entre Israel e Irã entra em vigor após anúncio de Trump, mas tensões persistem
Foto: g1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na manhã desta terça-feira (24) que o cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor. A trégua, segundo Trump, teve início por volta da 1h da manhã, no horário de Brasília, cerca de seis horas após o anúncio oficial feito na rede social Truth Social.

“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO VIOLEM!”, escreveu Trump, acrescentando que o acordo foi alcançado após intensas negociações entre os dois países. Para ele, a trégua impediu uma guerra de proporções catastróficas. “Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, afirmou.

Logo após o horário estipulado, veículos de comunicação israelenses e iranianos confirmaram que o cessar-fogo estava em vigor.

Na televisão estatal iraniana, um âncora declarou que a trégua foi “imposta ao inimigo”, atribuindo o acordo às recentes ofensivas militares, incluindo o ataque à base americana de Al Udeid, no Catar.

Por outro lado, o governo israelense, em comunicado oficial do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, declarou que aceitou a proposta de cessar-fogo de Trump após alcançar “todos os seus objetivos e muito além” em ataques contra o Irã, durante quase duas semanas de confrontos.

“Israel eliminou uma ameaça existencial imediata e dupla — tanto no domínio nuclear quanto no de mísseis balísticos”, afirmou a nota. O comunicado ainda destacou que as Forças de Defesa de Israel (IDF) obtiveram controle aéreo sobre Teerã, atingiram lideranças militares iranianas e destruíram dezenas de alvos estratégicos. Israel agradeceu aos Estados Unidos pelo apoio militar e alertou: “Responderemos com firmeza a qualquer violação do cessar-fogo”.

Apesar do anúncio da trégua, novas tensões surgiram nas primeiras horas da manhã. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o Irã cometeu uma “violação total” do cessar-fogo e garantiu que o país “responderá com força”.

O chefe do Estado-Maior das IDF, Eyal Zamir, também condenou a suposta violação iraniana e afirmou que as forças israelenses estão prontas para retomar as operações ofensivas contra Teerã.

No entanto, veículos iranianos negaram o lançamento de mísseis. A agência semioficial ISNA afirmou que “a notícia de que o Irã disparou mísseis contra os territórios ocupados após impor um cessar-fogo ao regime sionista é negada”. A Nour News, ligada ao Estado iraniano, também reforçou a negativa.

Um alto funcionário de segurança do Irã, declarou que “nenhum míssil foi disparado contra o inimigo até o momento” após as 7h30 do horário local.

*Com informações CNN

Comentários

Leia também

Mundo
Trump diz que tarifas serão de 15% a 20% para países que não tenham fechado acordos até sexta-feira

Trump diz que tarifas serão de 15% a 20% para países que não tenham fechado acordos até sexta-feira

Ainda não se sabe como ficará a situação do Brasil, um dos países mais afetados com...
Mundo
EUA confirmam aplicação de tarifas a partir de 1° de agosto

EUA confirmam aplicação de tarifas a partir de 1° de agosto

Somente cinco fecharam acordo até agora