Cerest registrou mais de 230 acidentes de trabalho no primeiro semestre em Feira de Santana
A conscientização e a implementação de medidas preventivas são essenciais para reduzir a incidência de acidentes e garantir melhores condições para os trabalhadores.
A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Feira de Santana, Verena Liberal, destacou recentemente a preocupante situação dos acidentes de trabalho na cidade. Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados mais de 230 acidentes de trabalho, um número alarmante que evidencia tanto a gravidade quanto a subnotificação desses incidentes.
“Isso demonstra pra gente uma preocupação, porque a gente sabe que apesar de já ter um número de alerta, número significativo de pessoas que sofreram acidente no campo do trabalho, também sabemos que ainda existe muita subnotificação. Muitas pessoas que tem um acidente e que não tem esse registro e que esse número poderia estar muito maior do que a gente está dialogando aqui,” afirmou.
O CEREST tem se empenhado em oferecer suporte às vítimas desses acidentes. Segundo Verena, a principal diretriz do centro é a promoção, proteção e prevenção dos adoecimentos e acidentes de trabalho. Isso é feito através de visitas regulares aos ambientes de trabalho, onde se busca identificar e minimizar riscos. No entanto, ela ressalta que é impossível evitar todos os acidentes e que, para muitos trabalhadores, as consequências são duradouras.
“Temos uma forma de acolhimento com uma equipe multiprofissional que vai entender as necessidades desse trabalhador, desse adoecido ou desse acidentado para que possamos dar os encaminhamentos devidos. Muitos trabalhadores não conseguem retornar ao mercado de trabalho. As lesões do trabalho muitas vezes são crônicas, são de anos, são processos com baixa chance de recuperação total,” explicou a coordenadora.
Entre 2016 e 2022, quase 16 mil pessoas morreram no país devido a acidentes de trabalho. Esta situação reforça a necessidade de ações contínuas e efetivas para a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
*Com informações do repórter Rafael Marques