Cerca de mil cães e gatos foram castrados no Centro de Zoonoses
No momento, apenas os animais cadastrados na APA podem ser beneficiados pelo serviço
A castração é uma maneira eficaz de controle de animais abandonados e previne doenças em cães e gatos. Somente este ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou mil castrações em parceria com a Associação Protetora dos Animais (APA).
No momento, apenas os animais cadastrados na APA podem ser beneficiados com serviço. O cadastramento pode ser feito diretamente por telefone, através do número (75) 9 9183-9342.
O mutirão é realizado às terças e quintas-feiras, e segue até dezembro com a expectativa de castrar 1.250 cães e gatos. Nos machos os testículos são retirados e nas fêmeas é feita uma histerectomia, que é a remoção do útero.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E, no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.
“As populações destes animais aumentam porque as cadelas entram no cio a cada seis meses e o período de gestação dura, em média, 63 dias”, explica a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.
*Secom