Feira de Santana

Cerca de 200 mulheres foram atendidas no mutirão de saúde do Hospital da Mulher

A previsão para o próximo mutirão já está marcada para agosto.

22/07/2024 10h26
Cerca de 200 mulheres foram atendidas no mutirão de saúde do Hospital da Mulher
Foto: Rafael Marques

No último sábado (20), o Hospital da Mulher realizou um mutirão de saúde com foco na área de ginecologia, atendendo cerca de duzentas mulheres. A ação, organizada previamente através de agendamentos, visou suprir a demanda reprimida na cidade de Feira de Santana. Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, destacou a importância deste tipo de iniciativa e anunciou a continuidade dos mutirões mensais.

“Este mutirão é muito importante, principalmente na especialidade de ginecologia. A cada mês estamos realizando um mutirão em uma especialidade diferente. No mês passado, por exemplo, tivemos um mutirão de pediatria. As unidades da Fundação, como o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, também abrem aos sábados para atender essa demanda reprimida. É essencial porque proporcionamos uma sequência de atendimentos especializados para o público de Feira de Santana, tanto na assistência à saúde da mulher quanto à saúde da criança.” Afirma.

Durante o mutirão, foram oferecidos diversos serviços complementares, como ultrassom transvaginal e exames laboratoriais.

“Atendemos uma média de duzentas mulheres, não apenas para consultas de ginecologia, mas também com todos os exames necessários. Todo atendimento de especialidade requer um pré-agendamento para organizar a capacidade dos profissionais envolvidos, garantindo um atendimento responsável e eficiente”, explicou Gilberte.

Para atender a grande demanda, sete médicos trabalharam no mutirão. “Cada médico tem uma quantidade específica de pacientes para atender, o que nos permite manter a organização e oferecer um resultado positivo”, destacou a presidente da Fundação Hospitalar.

A previsão para o próximo mutirão já está marcada para agosto. “Teremos um novo mutirão de ginecologia, outro de histeroscopia e mais um de pediatria no próximo mês. Continuaremos também com os atendimentos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer e no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, atendendo à demanda reprimida da central de regulação municipal”, informou Gilberte Lucas.

Além disso, o CMDI está próximo de ser reaberto em Feira de Santana. “Estivemos na unidade na última sexta-feira, e faltam poucos detalhes. O elevador já está em funcionamento e algumas adequações estão sendo finalizadas. Esperamos entregar essa unidade completamente reformada na primeira quinzena de agosto, com novos serviços de cardiologia, endoscopia, ultrassom e raio-X”, anunciou Gilberte. “Vamos transferir alguns serviços do centro de diagnóstico por imagem da Maria Quitéria para a unidade da Baraúna, como a mamografia. Assim que inaugurarmos a unidade da Baraúna, fecharemos a da Maria Quitéria por um período de vinte a trinta dias para uma ampla reforma, onde será implantada a especialidade de saúde do homem”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...
Feira de Santana
Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Pesquisadora feirense participa de pesquisa no Pantanal

Maricélia Maia foi convidada a integrar a equipe que estuda a saúde das populações...