Cerca de 200 bombeiros combatem a incêndios florestais pela Bahia
Cerca de 16 cidades baianas das regiões Norte, Oeste e da Chapada Diamantina são atingidas por incêndios desde julho de 2023
Um grupo com cerca de 200 bombeiros atuam, neste domingo (8), no combate de incêndios florestais em 16 cidades das regiões Oeste e Norte da Bahia, para além da Chapada Diamantina, no interior do estado.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os agentes trabalham com 40 viaturas, usam drones e quatro aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas pelo programa Bahia Sem Fogo, iniciativa de combate a incêndios florestais da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Além dos combates, os bombeiros realizam, junto à população, ações preventivas e de educação. Os incêndios acontecem nos municípios de Morpará, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Barreiras, Muquém de São Francisco, Barra, Wanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Lençóis.
De acordo com o capitão dos bombeiros, Álvaro Serrão, a Operação Florestal começou em julho, com base Oeste estabelecida na cidade de Barreiras. Em agosto, foi necessário abrir vagas no Norte, em Juazeiro, e Chapada, em Lençóis.
“Atualmente estamos em combate em 16 municípios baianos. O Estado da Bahia permanece em alerta pelo Instituto Nacional de Meteorologia, especialmente nas regiões Central e Oeste nos biomas Caatinga e Cerrado”, disse ele.
“Estamos realizando ações de resposta aos incêndios florestais, além das orientações preventivas em todos os municípios nos quais atuamos”, pontuou Álvaro Serrão.
*iBahia