Educação

Cerca de 1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação nas próximas segunda e terça, em Salvador

O evento estadual pretende construir um novo Plano Nacional de Educação junto com os trabalhadores da área.

03/12/2023 05h23
Cerca de 1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação nas próximas segunda e terça, em Salvador
Foto: Freepik

A capital baiana sediará, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Conferência Estadual de Educação (Coeed), evento organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e seus órgãos colegiado e de formação, o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). A Coeed, que acontecerá no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, reunirá cerca de 1.500 participantes, entre especialistas em educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todos os 417 municípios baianos. O objetivo é discutir o “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade”. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participará da abertura programada para às 9h.

A Coeed é o resultado de um processo que começou nas etapas municipais e intermunicipais, envolvendo aproximadamente 400 municípios baianos. Nessas fases iniciais, houve a discussão sobre o temário da conferência e a seleção dos delegados que representarão essas localidades na etapa estadual. A Coeed compõe a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024), programada para ocorrer entre 28 e 31 de janeiro de 2024. Ambas as conferências visam aprofundar discussões fundamentais para a construção do Plano Nacional de Educação para a próxima década.

O debate de abertura, intitulado “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, terá como convidados Luiz Fernandes Dourado (ANPAE) e Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP). Pela primeira vez, a Coeed contará com um ambiente e programação específicos para crianças e um espaço denominado “Sala de imagens das conferências na terra da liberdade”, com exposição e registros audiovisuais das conferências municipais.

O coordenador do Feeba, João Danilo Batista, fala sobre a importância desta construção coletiva. “Essa conferência é fundamental para a sistematização do que foi produzido nas conferências municipais, para o processo de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação (2016-2026) e para a construção participativa do novo Plano Nacional de Educação, que dialogue com as necessidades existentes entre trabalhadores da Educação, dirigentes educacionais, estudantes, sociedade civil e política”.

*Ascom

Comentários

Leia também

Educação
Escola José Raimundo Pereira de Azevedo está pronta para ser entregue

Escola José Raimundo Pereira de Azevedo está pronta para ser entregue

A unidade escolar passou por uma grande transformação com o objetivo de atender ainda...
Educação
SEC realiza nova etapa de inscrições para 3.690 vagas de cursos técnicos

SEC realiza nova etapa de inscrições para 3.690 vagas de cursos técnicos

Podem participar os candidatos egressos do Ensino Médio que não se inscreveram na primeira...
Educação
SEC convoca 45 candidatos aprovados para professor da Educação Profissional

SEC convoca 45 candidatos aprovados para professor da Educação Profissional

Os documentos requeridos incluem, por exemplo, o diploma do Ensino Médio; de identificação...