Feira de Santana

Centro Pós-Covid promoveu mais de 11,7 mil atendimentos em um ano

A unidade é referência na assistência especializada para tratar sequelas causadas pela doença

03/08/2022 12h05
Centro Pós-Covid promoveu mais de 11,7 mil atendimentos em um ano
Foto: Thiago Paixão

O Centro de Tratamento Pós-Covid de Feira de Santana completa o primeiro ano de funcionamento nesta quarta-feira, 3. Durante o período já realizou 11.732 atendimentos. A unidade é referência na assistência especializada para tratar sequelas causadas pela doença, tanto no estágio leve quanto grave.

Há três meses sendo acompanhado no Centro Pós-Covid, Marcos dos Anjos já nota grande evolução. O caminhoneiro foi infectado pelo vírus da Covid em São Paulo, no município de Taquaritinga, e passou 15 dias internado. Marcos teve 75% de comprometimento pulmonar.

“Agora consigo andar, voltei aos poucos com minha rotina de trabalho. Consigo fazer alguns exercícios e até andar de bicicleta. Pode parecer algo simples, mas para mim tem uma grande importância e agradeço toda essa equipe que exerce um serviço de grande valor”, relata.

Ainda segundo o caminhoneiro, a fase foi ainda mais difícil por estar longe dos familiares. “Vivi uma fase terrível. Fiquei entre a vida e a morte, mas graças a Deus consegui sair vivo e superei”.

O coordenador administrativo do Centro Pós-Covid, José Lázaro Melo, considera que o órgão tem grande importância na reabilitação dos pacientes atendidos.

“Na unidade os pacientes são acolhidos pela equipe multiprofissional e o resultado é eficiente. Tem um caso de uma paciente que iniciou o tratamento na cadeira de rodas e hoje anda normalmente”, destaca.

A unidade fica localizada no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, e oferece atendimentos nas áreas de: Neurologia, Fonoaudiologia, Homeopatia, Urologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ser atendido é necessário agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros – via Central Municipal de Regulação. Pacientes que foram internados de forma grave serão agendados assim que receberem alta médica.

O Centro Pós-Covid funciona em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar de apoio, composta por profissionais de saúde e estudantes da universidade que têm a oportunidade de vivenciar na prática a profissão que estuda.

*Secom

Comentários

Leia também

66ª CIPM apreende arma de fogo e entorpecentes, no bairro Rocinha em Feira de Santana

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido e todo material apresentado à DTE para adoção...
Feira de Santana
Prefeito Colbert aponta principal desafio da sua gestão em Feira de Santana

Prefeito Colbert aponta principal desafio da sua gestão em Feira de Santana

Destacando desafios como a pandemia de Covid-19, projetos importantes como o do Centro,...
Feira de Santana
Lei que proíbe pátio para guarda de veículos apreendidos em área residencial é sancionada

Lei que proíbe pátio para guarda de veículos apreendidos em área residencial é sancionada

A nova legislação visa regulamentar a instalação de pátios e empreendimentos destinados...