Centro de Abastecimento passa por modernização e reforço na organização
Cerca de 25 novas bancas já estão prontas, e a distribuição, gratuita, será iniciada nos próximos dias.
O Centro de Abastecimento de Feira de Santana está passando por um processo de modernização que inclui a substituição das tradicionais bancas de madeira por equipamentos de ferro e aço galvanizado. A iniciativa beneficiará 80 pequenos comerciantes de frutas e verduras que atuam nas laterais do Galpão da Carne. A mudança tem o objetivo de melhorar a higiene, a exposição das mercadorias e a relação entre vendedores e consumidores.
Cerca de 25 novas bancas já estão prontas, e a distribuição, gratuita, será iniciada nos próximos dias. O engenheiro Cláudio Reis, responsável pela fabricação dos equipamentos, destacou que os materiais utilizados são reciclados de restos da construção do Shopping Popular.
“Estamos reaproveitando tubos e materiais que seriam descartados, garantindo sustentabilidade ao projeto”, afirmou.
Para Cristiano Gonçalves, diretor do Departamento de Feiras Livres, a modernização traz impactos positivos para a comercialização.
“Os espaços para exposição das mercadorias garantem mais qualidade e higiene, fatores essenciais para atrair consumidores”, ressaltou. Ele também frisou que a Prefeitura apoia iniciativas que contribuem para a melhoria das condições de venda e estimulam um ambiente mais organizado e eficiente para os feirantes.
Paralelamente à modernização das bancas, a administração do entreposto também intensificou a fiscalização e a organização do espaço. Vendedores que ocupam indevidamente áreas comuns, comprometendo a circulação de pedestres e veículos, estão sendo orientados a se instalarem em seus locais designados dentro dos galpões.
Na segunda-feira (10), uma operação conjunta envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) reforçou as medidas de conscientização. O objetivo é garantir o ordenamento e a segurança no Centro de Abastecimento.
O secretário de Prevenção à Violência, Luziel Andrade, destacou que a presença de agentes da Guarda Municipal será constante até a normalização da situação.
“O que queremos é assegurar que o fluxo de pessoas e veículos ocorra de maneira ordenada”, afirmou. O diretor Cristiano Gonçalves complementou que, neste primeiro momento, a abordagem é educativa, mas alertou que o não cumprimento das regras resultará em medidas administrativas. “Todos devem respeitar o regulamento interno para garantir um ambiente adequado de trabalho e comercialização”, concluiu.