Centrais de catadores deverão passar por melhorias estruturais após inspeção conjunta do MPBA e MPT
Centrais de catadores deverão passar por melhorias estruturais após inspeção conjunta do MPBA e MPT
As duas centrais de catadores localizadas no circuito da Micareta de Feira de Santana passarão por readequações para viabilizar melhores condições de higiene, de acesso e armazenamento aos trabalhadores. A necessidade de correções foi apontada durante vistoria técnica, realizada na manhã de hoje, dia 18, pelos Ministérios Públicos estadual (MPBA), por meio da equipe da Central de Apoio Técnico (Ceat), e do Trabalho (MPT), que identificaram falhas estruturais nas unidades. No total, mais de 350 catadores estão atuando na festa.
Segundo informações da Ceat, a empresa responsável pelas estruturas se comprometeu durante a inspeção a instalar pias para lavagem das mãos e material coletado, banheiros com chuveiros, além da disponibilização de álcool. Os equipamentos para higiene pessoal não estavam previstos no projeto elaborado pela Prefeitura Municipal para as duas unidades. Na central localizada na Avenida Getúlio Vargas, onde atua a Associação Regional dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana (Artemares), foi sinalizado um redesenho do leiaute da unidade para contemplar local de armazenamento do material coletado e viabilizar saída direta para o circuito principal. A outra central fica localizada na Rua Caracas, operada pela Associação Comunitária da Gabriela III.
A coordenadora da Ceat, promotora de Justiça Andrea Scaff, que participou das inspeções, explicou que, apesar das falhas detectadas, houve um avanço significativo na estrutura das centrais, comparado ao ano passado, quando não houve acordo entre o Poder Executivo e as associações. Ela informou que o MPT realizou uma série de reuniões com a Prefeitura, algumas também com participação do MP da Bahia, para viabilização de estrutura aos catadores na edição deste ano.