Feira de Santana

Celebração Eucarística dá inicio a Caminhada do Perdão com milhares de fiéis na Igreja dos Capuchinhos

A Caminhada do Perdão, que ocorre anualmente, se consolidou como um dos momentos mais aguardados pelos fiéis em Feira de Santana

16/03/2025 09h23
Celebração Eucarística dá inicio a Caminhada do Perdão com milhares de fiéis na Igreja dos Capuchinhos
Foto: Rafael Marques

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (16), uma multidão de fiéis se reuniu na Igreja Santuário Santo Antônio, no Capuchinhos, para participar da 11ª Caminhada do Perdão, promovida pela Arquidiocese de Feira de Santana. O evento, reconhecido como patrimônio imaterial do município e integrante do calendário oficial da cidade, teve como tema este ano “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

A Celebração Eucarística, que deu início à caminhada, começou por volta das 7h, reunindo devotos dentro e fora do templo. Com cânticos, orações e mensagens de reflexão, os fiéis agora seguem com fervor e emoção em um percurso que, nesta edição, teve uma novidade: a caminhada segue pela Avenida Presidente Dutra, passando pela Praça do Caminhoneiro, até o Feiraguay. De lá, o trajeto contorna a Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Metropolitana, onde acontecerá o encerramento oficial.

Foto: Matheus Gabriel

Entre os participantes, está Manelito de Jesus, de 76 anos, que compartilhou sua visão sobre o verdadeiro significado da caminhada.

Foto: Ednalva Valença

“A Caminhada do Perdão é boa para quem sabe dar valor a ela. Perdão é algo que a gente tem que praticar todos os dias. Não adianta apenas participar da caminhada e depois, lá fora, nem dar um bom dia para os outros. O verdadeiro perdão é constante”, afirmou. Ele também destacou sua fé e dedicação: “Participo da missa todo domingo, nunca falto. Só não venho se for por motivo de doença”.

Para a coordenadora do Dispensário Santana, irmã Rosa, a Caminhada do Perdão representa um momento profundo de espiritualidade.

Foto: Ednalva Valença

“Estamos vivenciando o Ano Jubilar e, com certeza, todos estamos atentos ao que o Papa Francisco nos interpela. Este é um ano de renovação espiritual, um reabastecimento da nossa fé, esperança e amor”, disse. Ela reforçou ainda a importância da caminhada para os católicos: “Nos leva ao desejo de fidelidade a Deus e ao crescimento na fé, intensificando o amor divino em nossas vidas”.

Para o padre Hipólito, um dos coordenadores do evento, a caminhada representa um momento singular de manifestação de fé.

Foto: Ednalva Valença

“Uma grande concentração de fiéis, uma manifestação pública da nossa fé cristã. As pessoas vêm das paróquias e comunidades para vivenciar esse momento forte de comunhão com toda a nossa Igreja. Não sou muito bom com números, mas acredito que mais de cinquenta mil pessoas estejam participando este ano. A cada edição, a caminhada cresce, demonstrando o quanto o povo tem sede de Deus”, destacou.

Frei Cristóvão, coordenador do evento e diretor do Colégio Santo Antônio, destacou a importância do momento para a renovação espiritual dos fiéis.

Foto: Ednalva Valença

“É uma emoção quase indescritível. Esse é um dos momentos mais fortes da nossa fé, reunindo milhares de pessoas clamando o perdão de Deus, buscando reconciliação com Ele, com o próximo e com a própria criação, que precisa ser cuidada e protegida. Temos uma grande presença de alunos, pais e funcionários do Colégio Santo Antônio, que sempre apoiou e participou da caminhada. A cada ano, Deus nos surpreende com uma multidão ainda maior”, afirmou.

A Caminhada do Perdão, que ocorre anualmente, se consolidou como um dos momentos mais aguardados pelos fiéis em Feira de Santana, sendo uma oportunidade de reflexão, reconciliação e fortalecimento da fé cristã.

Foto: Matheus Gabriel
Foto: Rafael Marques
Foto: Matheus Gabriel
Foto: Matheus Gabriel
Foto: Matheus Gabriel

*Com informações de Ednalva Valença

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos
Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...