Política

CCJ e UPB defendem urgência na tramitação da PEC 66

Wilson Cardoso e Paulo Azi pedem celeridade diante da crise fiscal enfrentada por municípios

08/05/2025 06h32
CCJ e UPB defendem urgência na tramitação da PEC 66
Foto: Reprodução/Assessoria

A Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 foi instalada na terça-feira (6), com forte apelo por agilidade na tramitação.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSD), destacou a gravidade da situação financeira enfrentada por prefeituras de todo o país, especialmente diante dos bloqueios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) provocados por débitos previdenciários.

Em diálogo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Paulo Azi (União Brasil-BA), Wilson destacou que muitos gestores estão paralisando serviços essenciais por falta de recursos. Azi se comprometeu a atuar diretamente na Comissão Especial que analisará o texto.

“Essa PEC é fundamental para devolver a capacidade de investimento às prefeituras, que hoje enfrentam uma grave crise fiscal. Muitos gestores estão sendo impedidos de executar políticas públicas por causa de dívidas herdadas e bloqueios automáticos da Receita Federal”, afirmou o deputado.

Parlamentares da bancada baiana também participaram da audiência e manifestaram apoio à proposta. Daniel Almeida (PCdoB), Gabriel Nunes (PSD), Charles Fernandes (PSD), Leur Lomanto (União Brasil) e Lídice da Mata (PSB) destacaram que a Bahia concentra grande número de municípios com dificuldades fiscais, o que reforça a urgência do tema.

Wilson Cardoso também se reuniu com o presidente da Comissão Especial, Romero Rodrigues (Podemos-PB), e com o relator da PEC, Baleia Rossi (MDB-SP), para discutir o cronograma de tramitação. O plano de trabalho será apresentado no dia 20 de maio, e o prazo para apresentação de emendas vai até 28 de maio.

Em agenda com o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), o presidente da UPB recebeu sinalização de apoio. Wagner se colocou à disposição para articular a proposta, caso o texto avance à Casa Alta, e colaborar no alinhamento entre Senado e Câmara, a fim de garantir celeridade à tramitação da PEC.

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo avaliou a postura do prefeito como fruto de sua experiência e equilíbrio político....
Política
Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente”...
Política
Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Autoridades políticas, de diferentes partidos, se uniram em oração no palco principal....