Saúde

“Catarata tem cura se for operada no tempo certo”, aponta especialista

Quanto antes o tratamento for procurado, mais chances de obter cura. Cirurgia é ofertada pelo SUS.

13/06/2022 15h56
“Catarata tem cura se for operada no tempo certo”, aponta especialista
Foto: De Olho na Cidade

Sendo uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil, a catarata é definida como a perda de transparência do cristalino, lente natural do olho. Segundo o oftalmologista, Dr. Amilton Sampaio, a doença é comumente causada devido ao avanço da idade, mas pode se manifestar de outras maneiras, como pelo uso de medicações,ou fatores metabólicos. 

O principal sintoma inicial é a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, em seguida surge o embaçamento, pois o cristalino ajuda a dar foco e nitidez à visão. Não existe outro tratamento que não seja cirúrgico, onde é trocado o cristalino embaçado por uma lente nova.

“A catarata tem cura quando é operada no tempo certo, antigamente recomendava-se esperar ‘amadurecer’ para realizar a operação, mas hoje em dia isso não faz mais sentido. A recomendação é que faça cirurgia assim que o cristalino começar a embaçar”, disse o especialista. Devido a esse fator de cura, se enquadra como cegueira reversível, e uma vez operada, a catarata não volta mais.

Tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento, a oftalmologia já possui avanços tecnológicos. Alguns aparelhos já possuem mais detalhamento na hora de avaliar as partes posteriores e interiores do globo ocular, dando mais segurança e precisão à cirurgia.

“Em relação aos aparelhos cirúrgicos, antigamente era preciso fazer um corte no olho para retirar o cristalino. Hoje em dia não, fazemos uma microincisão, suficiente para aspirar o cristalino e trocar pela lente nova”. As próprias lentes já estão se avançando, permitindo não apenas o tratamento da catarata, mas também a redução do grau do óculos utilizado pelo paciente.

De acordo com o Dr. Amilton Sampaio, há um estimativa de 500 mil  brasileiros que são diagnosticados anualmente com a catarata. O difícil acesso ao tratamento ideal, ou falta de conhecimento adequado, leva os pacientes a complicações, podendo evoluir ao glaucoma ou à cegueira total.

A cirurgia é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de mais raro, há casos onde a condição é hereditária, fazendo com que crianças precisam ser operadas por apresentarem o problema desde novinhas.  

Comentários

Leia também

Saúde
Especialista afirma que homens resistem mais na hora de cuidar da saúde mental

Especialista afirma que homens resistem mais na hora de cuidar da saúde mental

A taxa de suicídio é maior entre homens. Fatores sociais e culturais podem estar relacionados....
Saúde
Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista

Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista

Doença pode ser prevenida por meio da vacinação
Saúde
Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Câncer-colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens

Para melhor chance de cura é importante ter diagnóstico precoce