Feira de Santana

“Catarata tem cura se for operada no tempo certo”, aponta especialista

Quanto antes o tratamento for procurado, mais chances de obter cura. Cirurgia é ofertada pelo SUS.

13/06/2022 15h56
“Catarata tem cura se for operada no tempo certo”, aponta especialista
Foto: De Olho na Cidade

Sendo uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil, a catarata é definida como a perda de transparência do cristalino, lente natural do olho. Segundo o oftalmologista, Dr. Amilton Sampaio, a doença é comumente causada devido ao avanço da idade, mas pode se manifestar de outras maneiras, como pelo uso de medicações,ou fatores metabólicos. 

O principal sintoma inicial é a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, em seguida surge o embaçamento, pois o cristalino ajuda a dar foco e nitidez à visão. Não existe outro tratamento que não seja cirúrgico, onde é trocado o cristalino embaçado por uma lente nova.

“A catarata tem cura quando é operada no tempo certo, antigamente recomendava-se esperar ‘amadurecer’ para realizar a operação, mas hoje em dia isso não faz mais sentido. A recomendação é que faça cirurgia assim que o cristalino começar a embaçar”, disse o especialista. Devido a esse fator de cura, se enquadra como cegueira reversível, e uma vez operada, a catarata não volta mais.

Tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento, a oftalmologia já possui avanços tecnológicos. Alguns aparelhos já possuem mais detalhamento na hora de avaliar as partes posteriores e interiores do globo ocular, dando mais segurança e precisão à cirurgia.

“Em relação aos aparelhos cirúrgicos, antigamente era preciso fazer um corte no olho para retirar o cristalino. Hoje em dia não, fazemos uma microincisão, suficiente para aspirar o cristalino e trocar pela lente nova”. As próprias lentes já estão se avançando, permitindo não apenas o tratamento da catarata, mas também a redução do grau do óculos utilizado pelo paciente.

De acordo com o Dr. Amilton Sampaio, há um estimativa de 500 mil  brasileiros que são diagnosticados anualmente com a catarata. O difícil acesso ao tratamento ideal, ou falta de conhecimento adequado, leva os pacientes a complicações, podendo evoluir ao glaucoma ou à cegueira total.

A cirurgia é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de mais raro, há casos onde a condição é hereditária, fazendo com que crianças precisam ser operadas por apresentarem o problema desde novinhas.  

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Corpo é encontrado em distrito de Feira com as mãos amarradas

Corpo é encontrado em distrito de Feira com as mãos amarradas

A vítima, não identificada, estava com as mãos amarradas e apresentava marcas de tiros....
Feira de Santana
Definidas comissões do Conselho da Pessoa com Deficiência

Definidas comissões do Conselho da Pessoa com Deficiência

Um dos temas abordados foi a situação dos elevadores nos ônibus das empresas Rosa e...
Feira de Santana
Inscrições abertas para o prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Inscrições abertas para o prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de...