Bahia

Casos de dengue na Bahia registram crescimento de 33% em 2023

A Bahia registrou no ano passado um total de 47.753 casos de dengue, segundo dados da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

04/01/2024 12h40
Casos de dengue na Bahia registram crescimento de 33% em 2023
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Bahia registrou no ano passado um total de 47.753 casos de dengue, segundo dados da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O número representa um crescimento de 33% comparado a 2022. Um salto muito maior do que o da média nacional, que subiu 15,8%, passando de 1,3 milhão, em 2022, para 1,6 milhão, no último ano.

O resultado baiano representa 322,4 ocorrências por 100 mil habitantes. Só no primeiro semestre do ano, foram nove mortes causadas pela doença. A dengue, assim como a zika e a chikungunya, são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti. A única forma de evitar as três doenças é combatendo o mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

Na última quarta-feira (3), a cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, se tornou a primeira cidade do mundo a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. 

O Brasil, no entanto, só deve passar a adotar a vacina no calendário nacional de vacinação em fevereiro. A expectativa é que a Takeda, farmacêutica responsável pelo imunizante, entregue cerca de 6,2 milhões de doses em 2024. Desse total, 1,2 milhão será por meio de doação e os outros 5 milhões pelo contrato de compra.  

Cerca de 3,1 milhões de pessoas devem ser vacinadas neste primeiro ano da campanha, já que o esquema vacinal completo envolve duas doses.

Metro1

Comentários

Leia também

Bahia
Operação do MP mira esquema milionário de fraudes em pedidos de reembolsos a planos de saúde

Operação do MP mira esquema milionário de fraudes em pedidos de reembolsos a planos de saúde

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais...
Bahia
Justiça determina soltura de suspeito no caso do assassinato de Binho do Quilombo

Justiça determina soltura de suspeito no caso do assassinato de Binho do Quilombo

Binho do Quilombo foi assassinado a tiros dentro de seu carro em 19 de setembro de 2017,...
Bahia
Jerônimo diz que novo piso de R$ 4,8 mil para professores será pago a partir de março

Jerônimo diz que novo piso de R$ 4,8 mil para professores será pago a partir de março

Salários com reajuste de 6,27% serão depositados de forma retroativa, segundo governador ...