Saúde

Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

A redução expressiva de casos e óbitos reforça eficácia da vacinação, mas autoridades recomendam atenção contínua, especialmente durante o Carnaval

18/02/2025 11h03
Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025
Foto: Jorge Magalhães

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que houve uma redução significativa nos casos de Covid-19 no estado, resultado das estratégias de vacinação e do fortalecimento da rede assistencial. Apesar das preocupações com a segurança sanitária durante o Carnaval, os dados mais recentes indicam um cenário controlado, que ainda requer atenção para evitar novos aumentos.

Conforme o boletim epidemiológico atualizado nesta segunda-feira (17), foram confirmados 1.826 casos de Covid-19 neste ano, representando uma queda de 78% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 8.353 casos. O número de óbitos também apresentou redução expressiva, passando de 57 no mesmo período do ano passado para 12 em 2025, uma diminuição de 79%.

Apesar da queda expressiva nos casos, a Sesab destaca a importância do monitoramento contínuo e da ampliação da cobertura vacinal para manter o controle da doença. Atualmente, mais de 95% da população baiana com 12 anos ou mais completou o esquema primário de vacinação contra a Covid-19, enquanto a imunização de rotina segue disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A secretaria reforça que a vacinação continua sendo a principal ferramenta para evitar o aumento de casos e hospitalizações, recomendando que todos mantenham o esquema vacinal atualizado e adotem medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos. Mesmo com a expressiva redução nos casos, a vigilância segue ativa para preservar os avanços conquistados, especialmente durante o Carnaval, período de maior fluxo de pessoas e aglomerações.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Saúde
Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Após recorde de 14 milhões de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, a...
Saúde
Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Dra. Márcia Suely aborda não apenas as questões de segurança e praticidade, mas também...
Saúde
O que é infecção polimicrobiana das vias respiratórias, que acomete papa Francisco

O que é infecção polimicrobiana das vias respiratórias, que acomete papa Francisco

Fiéis ao redor do mundo seguem em oração pela recuperação do líder da Igreja Católica....