Caso de meningite confirmado em Feira acende alerta para importância da vacina
Vacina disponível em todas as unidades de saúde de Feira
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana notificou um caso ativo de meningite meningocócica neste domingo (18). Trata-se de um paciente, de 41 anos, que está internado no Hospital Geral Clériston Andrade.
O surgimento do vírus acende o sinal de alerta no município. A meningite geralmente é causada por uma infecção viral das membranas que envolvem o cérebro, mas a doença também pode ter origem bacteriana ou fúngica. Quando não tratada pode levar o infectado à morte em questão de dias.
Para garantir a proteção dos feirenses, a Prefeitura de Feira vem intensificando a vacinação contra a doença durante todo o ano. Até o momento, 38.746 pessoas foram imunizadas contra a meningite. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação contra a meningite segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde com até 55 anos em Feira de Santana.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação. No município são 104 salas de vacina, localizadas na zona urbana e rural.
É importante destacar que as unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, têm funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite provocada por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite e irritação.
Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço.
Caso tenha algum destes sintomas, procure uma unidade de saúde. A Prefeitura de Feira disponibilizou as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o atendimento dos casos suspeitos
*Prefeitura de Feira/Secom