Cartórios eleitorais iniciam preparação das urnas para o segundo turno
A cerimônia acontece simultaneamente em todos os cartórios e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral
Os cartórios eleitorais iniciaram a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições.
A cerimônia acontece simultaneamente em todos os cartórios e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça e as Forças Armadas.
Na Zona Eleitoral 156, o chefe de cartório, Danilo Pereira, explicou que o procedimento consiste numa atualização da carga realizada no primeiro turno.
“Assim que saiu o resultado e nós sabemos que terá segundo turno, a gente já começa o preparativo pra o segundo, são poucos dias. Para o primeiro turno a gente tem um período grande para preparar, já para o segundo esse ano são vinte e poucos dias para preparar tudo. Temos que tratar toda aquela documentação que vem das inspeções eleitorais, limpar todas as pastas, preparar a urna para que no dia todas as pastas, todas as sessões, todas as identificações, os mesários, tudo esteja perfeito pra que o eleitor possa votar com tranquilidade.”
No primeiro turno houve um atraso para o fechamento dos dados aqui em Feira de Santana. Danilo explicou o que realmente ocorreu durante a totalização dos dados.
“Nós divulgamos quase a totalidade dos votos até quase nove horas e ficaram faltando duas sessões por uma deficiência de um dos mesários e não foi detectado a tempo. Uma das nossas mídias que era pra ser transmitida de Maria Quitéria ficou dentro da urna, então nós precisamos esperar esse transporte chegar aqui, localizar essa urna para retirar essa mídia e só assim poder transmitir o dado pra o TSE, por conta disso nós gastamos quase uma hora.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas