Carroceiros realizam protesto em Feira de Santana
A ação chama atenção para o projeto de Lei nº 095/2021, que estabelece a retirada gradativa de veículos de tração animal (VTAs)
Os carroceiros de Feira de Santana se reuniram em frente a Prefeitura Municipal, para protestar por direitos da categoria. A iniciativa chama atenção para o projeto de Lei nº 095/2021, aprovada pela Câmara de Vereadores no ano anterior, que estabelece a retirada gradativa de veículos de tração animal (VTAs), como carroças, no município.
Devido a manifestação, o trânsito das avenidas Getúlio Vargas e Presidente Dutra está mais lento.
Presente na ação, o carroceiro Edmilson Santos relatou que o poder municipal não procurou a categoria para discutir o novo projeto de lei.
“A gente vive disso, sobrevivemos disso. São quase 40 anos como carroceiro, é meu ganha pão. O que é que vão fazer para a gente? Tirar a gente? Simplesmente não pode tirar a gente. Nunca procuraram a gente pra nada”, declarou o carroceiro.
Ainda, o carroceiro Manuel Santos destacou que algumas carroças já foram tomadas: “Os meninos vem trabalhar, fazer a reciclagem de papelão e resíduos — que estão ajudando a própria prefeitura —, e aí eles chegam com equipe de policiais, batendo, tomando os animais, e justificando que tem mau-tratos aos animais. Não tem mau-tratos aos cavalos, gastamos por mês quase 500 reais com purina, ração e banhos. E eles justificando esse tipo de situação para tirar muitos pais e famílias do pão de cada dia”, salientou Manuel.
Os manifestantes também se dirigiram a Câmara Municipal de Vereadores.
*com informações do repórter Robson Nascimento