Saúde

Carnaval e saúde: Especialista alerta sobre aumento de ISTs no período da folia

Com a chegada do Carnaval, a euforia toma conta das ruas, mas também aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

26/02/2025 20h01
Carnaval e saúde: Especialista alerta sobre aumento de ISTs no período da folia

Com a chegada do Carnaval, a folia toma conta das ruas, mas também é um período de aumento nos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento dessas doenças, promovendo a conscientização e o acesso a serviços de saúde. Para entender os riscos, os métodos de prevenção e o impacto das DSTs na saúde pública, conversamos com Monalisa Oliveira, docente de enfermagem da UNEX.

“O Carnaval é uma das maiores celebrações populares do mundo. Moradores e turistas se reúnem para vivenciar a intensidade da festa, mas é necessário adotar cuidados essenciais, principalmente no que se refere à prevenção de doenças”, alerta Monalisa. Segundo a especialista, o clima de euforia, associado ao consumo excessivo de álcool e drogas, pode contribuir para o aumento da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As doenças mais frequentes nesse período são sífilis, HIV, hepatites virais, herpes genital e HPV.

“Geralmente, a faixa etária mais acometida está entre 20 e 29 anos, principalmente entre aqueles que têm múltiplos parceiros sexuais, fazem uso de drogas ilícitas e mantêm relações sexuais desprotegidas”, explica a docente.

O uso do preservativo ainda é a principal forma de prevenção, mas não a única. “Temos a vacina contra hepatite B, disponível para todas as idades, e a vacina contra HPV, ofertada pelo SUS para adolescentes de 9 a 14 anos. Além disso, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e alicates de unha, também é fundamental”, orienta Monalisa.

Quem participar da festa e apresentar sintomas como corrimentos incomuns, coceira intensa, febre, secreções ou aumento dos linfonodos deve procurar imediatamente um serviço de saúde.

“Os testes rápidos para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (PSF) de Feira de Santana”, informa a especialista.

No circuito de Salvador, haverá dois postos de atendimento oferecendo testagem rápida. “Caso o resultado para sífilis seja positivo, o tratamento com penicilina benzatina será iniciado imediatamente”, acrescenta.

Monalisa destaca que a enfermagem tem um papel essencial antes, durante e após o Carnaval.

“Trabalhamos com campanhas educativas, salas de espera nas unidades de saúde e intensificação da vacinação. Durante a festa, atuamos nos postos volantes distribuindo preservativos e realizando testes rápidos”, afirma.

O lema do Carnaval 2025 reforça a importância dos cuidados: “Pule, brinque, mas se cuide”. A especialista ressalta que a prevenção é um compromisso contínuo.

“O que estamos fazendo aqui é um trabalho preventivo. O rádio, a televisão e as redes sociais ajudam a conscientizar e reduzir os casos de ISTs”, conclui Monalisa Oliveira.

Comentários

Leia também

Saúde
Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan-DV demonstrou 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos da doença
Saúde
Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

A pós-mastectomia exige uma série de cuidados para garantir uma boa recuperação.
Saúde
Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

A medida entra em vigor nesta segunda-feira, mas ainda aguarda a assinatura do conselho...