Saúde

Carnaval e saúde: Especialista alerta sobre aumento de ISTs no período da folia

Com a chegada do Carnaval, a euforia toma conta das ruas, mas também aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

26/02/2025 20h01
Carnaval e saúde: Especialista alerta sobre aumento de ISTs no período da folia

Com a chegada do Carnaval, a folia toma conta das ruas, mas também é um período de aumento nos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento dessas doenças, promovendo a conscientização e o acesso a serviços de saúde. Para entender os riscos, os métodos de prevenção e o impacto das DSTs na saúde pública, conversamos com Monalisa Oliveira, docente de enfermagem da UNEX.

“O Carnaval é uma das maiores celebrações populares do mundo. Moradores e turistas se reúnem para vivenciar a intensidade da festa, mas é necessário adotar cuidados essenciais, principalmente no que se refere à prevenção de doenças”, alerta Monalisa. Segundo a especialista, o clima de euforia, associado ao consumo excessivo de álcool e drogas, pode contribuir para o aumento da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As doenças mais frequentes nesse período são sífilis, HIV, hepatites virais, herpes genital e HPV.

“Geralmente, a faixa etária mais acometida está entre 20 e 29 anos, principalmente entre aqueles que têm múltiplos parceiros sexuais, fazem uso de drogas ilícitas e mantêm relações sexuais desprotegidas”, explica a docente.

O uso do preservativo ainda é a principal forma de prevenção, mas não a única. “Temos a vacina contra hepatite B, disponível para todas as idades, e a vacina contra HPV, ofertada pelo SUS para adolescentes de 9 a 14 anos. Além disso, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e alicates de unha, também é fundamental”, orienta Monalisa.

Quem participar da festa e apresentar sintomas como corrimentos incomuns, coceira intensa, febre, secreções ou aumento dos linfonodos deve procurar imediatamente um serviço de saúde.

“Os testes rápidos para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (PSF) de Feira de Santana”, informa a especialista.

No circuito de Salvador, haverá dois postos de atendimento oferecendo testagem rápida. “Caso o resultado para sífilis seja positivo, o tratamento com penicilina benzatina será iniciado imediatamente”, acrescenta.

Monalisa destaca que a enfermagem tem um papel essencial antes, durante e após o Carnaval.

“Trabalhamos com campanhas educativas, salas de espera nas unidades de saúde e intensificação da vacinação. Durante a festa, atuamos nos postos volantes distribuindo preservativos e realizando testes rápidos”, afirma.

O lema do Carnaval 2025 reforça a importância dos cuidados: “Pule, brinque, mas se cuide”. A especialista ressalta que a prevenção é um compromisso contínuo.

“O que estamos fazendo aqui é um trabalho preventivo. O rádio, a televisão e as redes sociais ajudam a conscientizar e reduzir os casos de ISTs”, conclui Monalisa Oliveira.

Comentários

Leia também

Saúde
Casos de infecções respiratórias aumentam com a chegada do outono e inverno

Casos de infecções respiratórias aumentam com a chegada do outono e inverno

Infectologista da Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacina na prevenção ...
Saúde
Nutrologia e cirurgia plástica: união que potencializa resultados e promove saúde de forma integrada

Nutrologia e cirurgia plástica: união que potencializa resultados e promove saúde de forma integrada

Especialistas reforçam a necessidade de uma preparação física, metabólica e nutricional...
Saúde
Exames de imagem garantem mais segurança na jornada da gestante, explica especialista

Exames de imagem garantem mais segurança na jornada da gestante, explica especialista

Maio, mês em que se celebra o Dia das Mães, é também um período simbólico para refletir...