Polícia

Carnaval de Salvador segue com redução em todos os índices de violência

Além de não haver registro de mortes, o terceiro dia de festa esse ano teve redução de 47% no número de lesões corporais

20/02/2023 10h29
Carnaval de Salvador segue com redução em todos os índices de violência
Foto: Poliana Lima/SSP

Assim como registrado nos dois primeiros dias, o Sábado de Carnaval (18) na capital baiana manteve a diminuição nos principais registros de crimes, em comparação com o mesmo dia de Carnaval de 2020, último realizado antes da pandemia. Além de não haver registro de mortes, o terceiro dia de festa esse ano teve redução de 47% no número de lesões corporais, passando de 17 para nove casos.

O número de crimes contra o patrimônio também teve declínio. Os furtos caíram 48%, saindo de 260 para 135 registros, e os roubos de 32 para 23. “Essa é uma tendência que já era aguardada devido à dinâmica observada nos primeiros dias. Com o mapeamento dos locais mais sensíveis, de maiores registros e o posicionamento das patrulhas e das equipes veladas, a retirada de pessoas que cometem roubos e furtos dos circuitos ajuda a diminuir o número de casos ao longo da festa”, explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

No balanço do sábado (18), também foram registradas cinco prisões em flagrante pelos crimes de importação sexual, lesão corporal relacionada à Lei Maria da Penha, furto, tráfico de drogas e discriminação. No mesmo dia, foram encontrados 19 foragidos da Justiça com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. Entre eles, estão traficantes, homicidas, estupradores, entre outros criminosos.

De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o balanço positivo de segurança é fruto da atuação integrada das forças policiais. “Temos registrado índices absolutamente exitosos, apresentando redução dos principais delitos em todos os dias. Os dados positivos são resultado do trabalho das equipes da Polícia Civil, veladas e ostensivas nos circuitos, da equipe da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica”.

A delegada também destacou o uso da tecnologia nas ações de segurança. “Juntos, estamos utilizando o que existe de mais moderno em termos de tecnologia, de investigação e de inteligência policial para que possamos fazer um Carnaval de paz e de alegria para todos”.

Balanço da PM

No balanço da Polícia Militar da Bahia (PMBA), de 7h da manhã de sábado (18) até às 7h deste domingo (18), 59 pessoas foram conduzidas. Além disso, foram apreendidos 30 objetos proibidos, 38 armas brancas, além de entorpecentes. No mesmo período, de sábado a domingo, 487.765 pessoas foram abordadas nos portais de segurança localizados nos acessos dos circuitos. No total, desde o primeiro dia de festa, os portais já registraram a abordagem de mais de um milhão de pessoas.

“Estamos observando um carnaval mais tranqüilo. A presença maciça das forças de segurança, entrosadas nas ruas, está revelando claramente uma unidade de governo em prol da população baiana e dos turistas que nos visitam”, revelou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.

Reconhecimento facial

De acordo com a PM, já foram registradas 25 ocorrências por reconhecimento facial durante o Carnaval na capital, sendo 12 no sábado (18), 10 na sexta (17) e três ocorrências na quinta (16). Além disso, nesses três primeiros dias de festa, foram realizadas 71 conduções para averiguação de reconhecimento facial.

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia Civil conclui inquérito e indicia 14 pessoas por golpes com cartão virtual

Polícia Civil conclui inquérito e indicia 14 pessoas por golpes com cartão virtual

Eles responderão por estelionato, receptação qualificada, receptação simples, lavagem...
Polícia
66ª CIPM realiza apreensão de entorpecentes no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

66ª CIPM realiza apreensão de entorpecentes no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.

Diante dos fatos, o indivíduo e todo material ilícito foram apresentados à Central de...
Polícia
Polícia registra homicídios nos bairros Jardim Cruzeiro e Pedra Ferrada

Polícia registra homicídios nos bairros Jardim Cruzeiro e Pedra Ferrada

Até o momento, não há detalhes adicionais sobre o caso.