Saúde

Cardiologista debate a relação entre atividade sexual e saúde cardíaca

O Dr. Israel Reis destacou a importância de abordar esse assunto delicado, que frequentemente é evitado nas consultas médicas.

30/04/2024 06h44
Cardiologista debate a relação entre atividade sexual e saúde cardíaca

No quadro Saúde do Coração em Pauta do programa Cidade em Pauta (Nordeste FM), o Dr. Israel Reis, cardiologista, trouxe à tona um tema muitas vezes relegado ao silêncio: a relação entre atividade sexual e saúde cardíaca. O Dr. Israel destacou a importância de abordar esse assunto delicado, que frequentemente é evitado nas consultas médicas.

“É um tabu, mas os pacientes sempre acabam trazendo essa questão para a mesa”, diz o Dr. Israel. Ele destaca que a atividade sexual pode ser vista como um exercício, desde que praticada com responsabilidade. “Assim como qualquer outro exercício, é necessário respeitar os limites do corpo e praticá-lo de maneira segura”, enfatiza.

O médico explica que a atividade sexual pode assumir diversas formas, desde beijos e toques até a relação sexual completa, e que é essencial orientar os pacientes sobre a intensidade e duração adequadas para evitar complicações, especialmente em pacientes cardiopatas ou com outras condições de saúde.

Quanto ao uso de medicamentos como o viagra, o Dr. Israel ressalta a importância da orientação médica. “É necessário avaliar se o paciente está em boas condições para o uso dessas substâncias, especialmente aqueles que já têm algum problema cardíaco”, destaca.

Sobre os mitos relacionados à atividade sexual e problemas cardíacos, o Dr. Israel esclarece que, embora a prática sexual possa desencadear complicações em casos específicos, ela não é a principal causa de infartos.

“Existem outros tipos de esforços que representam um risco maior para a saúde cardiovascular”, afirma.

Além disso, o cardiologista menciona estudos que sugerem que a atividade sexual extraconjugal pode ser um gatilho mais comum para infartos do que a atividade sexual dentro do casamento.

“Isso ressalta a importância do cuidado com a saúde cardiovascular e a prática de uma vida sexual saudável e responsável”, conclui o Dr. Israel.

Comentários

Leia também

Saúde
Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Governo fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia

Após recorde de 14 milhões de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, a...
Saúde
Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025

A redução expressiva de casos e óbitos reforça eficácia da vacinação, mas autoridades...
Saúde
Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Ginecologista esclarece dúvidas sobre produtos para o ciclo menstrual

Dra. Márcia Suely aborda não apenas as questões de segurança e praticidade, mas também...