Cardiologista alerta sobre desafios e cuidados essenciais para manter a saúde em 2025
O cardiologista Dr. Israel Reis destacou que o tema central seria o “desafio de se manter saudável”, especialmente no contexto da saúde mental.
O quadro Momento IDM Cardio, transmitido ao vivo nas rádios Princesa FM e Sociedade News, trouxe uma reflexão sobre os principais desafios para a saúde em 2025. O cardiologista Dr. Israel Reis destacou que o tema central seria o “desafio de se manter saudável”, especialmente no contexto da saúde mental.
“Manter-se saudável já é um grande desafio, sobretudo quando falamos da saúde mental”, afirmou Dr. Israel, explicando que o Brasil apresenta altos índices de transtornos como ansiedade e depressão, o que coloca a saúde mental como uma das principais preocupações para o futuro. “O Brasil é um dos países com o maior índice de transtornos de ansiedade e consumo de ansiolíticos. Portanto, em 2025, o desafio será como evitar isso e como manter uma saúde mental equilibrada em meio à correria da vida cotidiana”, completou.
O médico também pontuou que fatores como a falta de sono adequado, problemas financeiros e a vida corrida têm um impacto direto na saúde mental.
“A crise financeira pode, sim, ser um prenúncio de problemas emocionais. Não ter saúde financeira, não dormir bem, tudo isso afeta a nossa saúde mental”, alertou.
No entanto, Dr. Israel enfatizou que um dos maiores desafios é a busca por soluções rápidas e pílulas mágicas.
“As pessoas estão buscando atalhos, como pílulas que disfarçam o cansaço, o excesso de peso ou até problemas de sono, mas saúde não se resolve com fórmulas mágicas. Saúde é um processo, uma construção diária”, disse, ressaltando que o esforço pessoal é necessário para melhorar a qualidade de vida.
Ele também abordou a influência das redes sociais no comportamento das pessoas.
“Outro grande desafio para 2025 será combater a desinformação nas redes sociais. Temos que estar atentos às informações erradas divulgadas por pseudo-profissionais que, por motivos financeiros, deseducam a população”, alertou Dr. Israel, referindo-se ao perigo de conselhos médicos irresponsáveis na internet.
Além disso, Dr. Israel fez um alerta sobre o uso abusivo de hormônios para fins estéticos e de performance.
“Há uma pressão muito grande para o uso de substâncias como testosterona para ganhar massa muscular ou melhorar a performance, mas isso tem um custo, especialmente para a saúde cardíaca e a pressão arterial”, explicou o cardiologista.
Dr. Israel também refletiu sobre a importância da espiritualidade para a saúde mental.
“A espiritualidade, que não deve ser confundida com religiosidade, tem grande impacto na saúde física. Praticar bons sentimentos, como gratidão e perdão, pode melhorar a saúde mental e, consequentemente, a saúde física”, destacou.