Feira de Santana

Caravana da SSP oferece cuidados e serviços para policiais e bombeiros que atuarão na Micareta de Feira

Os policiais e bombeiros que estarão atuando no evento tiveram acesso a uma gama de serviços voltados para o seu bem-estar, oferecidos em parceria com o Centro Universitário de Excelência (Unex)

11/04/2024 11h50
Caravana da SSP oferece cuidados e serviços para policiais e bombeiros que atuarão na Micareta de Feira
Foto: Danillo Freitas

A preparação para a Micareta de Feira de Santana ganhou um novo enfoque este ano com a iniciativa da Caravana Itinerante Biopsicossocial do projeto “Prevenir é Agir – Venha na Paz” da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os policiais e bombeiros que estarão atuando no evento tiveram acesso a uma gama de serviços voltados para o seu bem-estar, oferecidos em parceria com o Centro Universitário de Excelência (Unex), nesta quinta-feira (11).

Foto: Danillo Freitas

No campus da Unex, os profissionais têm acesso a diversos serviços, incluindo atendimento laboratorial, teste rápido imunológico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação farmacêutica, suporte psicológico individual, avaliação antropométrica, atendimento odontológico, imunização, entre outros.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a importância dessa parceria entre as forças de segurança e a Unex, enfatizando a campanha “Prevenir é Agir – Venha na Paz”.

“Este é um momento de parceria entre as forças de segurança e a Unex, onde promovemos a campanha “Prevenir é Agir, Venha na Paz”. Cada pessoa, artista ou integrante do ramo da Micareta de Feira tem o papel de propagar essa mensagem. Além disso, nossos policiais, verdadeiros guardiões da paz, também merecem cuidado. Hoje, em colaboração com a Unex e os departamentos de saúde das quatro forças de atuação, estamos oferecendo atendimento preventivo aos policiais que estarão de serviço na Micareta de Feira. Essa é uma iniciativa que começamos no Carnaval de Salvador deste ano, onde diversos artistas apoiaram a bandeira da paz, contribuindo para um evento sem crimes graves. Temos grandes expectativas para a Micareta de Feira, que contará com o maior investimento da história em segurança pública. Aqui teremos diversas palestras de prevenção, saúde mental, saúde física, bioimpedância, atendimento psicológico, nutricional e questões de vacinação. Realizaremos vários testes para verificar a condição de saúde dos nossos policiais, cuidando deles da melhor forma possível.”

A delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, expressou a satisfação em participar desse momento, destacando a importância de trazer para Feira de Santana as experiências bem-sucedidas do Carnaval de Salvador. Além dos postos de central de flagrantes no circuito, estão sendo implementados postos de atendimento específicos, como para mulheres vítimas de violência e para o registro de casos de racismo e intolerância.

Foto: Danillo Freitas

“Este é um momento de alegria para nós, pois estamos participando da maior Micareta do Brasil, concedida à Feira de Santana. Estamos preparando nossas ações com cuidado e carinho, trazendo para Feira tudo o que testamos e foi bem-sucedido no Carnaval de Salvador. Estamos trazendo inovações, como o sistema Cinecard, utilizado no Carnaval de Salvador. Esse sistema nos permite monitorar nossas equipes em tempo real, o que é crucial, já que trabalharemos com uma grande quantidade de policiais descaracterizados. Com base nesse monitoramento, direcionamos as equipes para uma atuação mais rápida e eficaz, especialmente em casos de furto e roubo de celulares. Para isso, nossa equipe estará patrulhando e solicitando a localização desses dispositivos. Nosso objetivo é replicar o sucesso do Carnaval de Salvador, prendendo rapidamente os autores desses delitos ou recuperando os celulares para devolvê-los às vítimas.”

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana está entre as oito cidades da Bahia com menor índice de analfabetismo

Feira de Santana está entre as oito cidades da Bahia com menor índice de analfabetismo

A cidade tinha uma taxa de analfabetismo de 8% em 2010, que diminuiu para 6% em 2022.
Feira de Santana
Projeto que flexibiliza carga e descarga em avenida de Feira de Santana é aprovado

Projeto que flexibiliza carga e descarga em avenida de Feira de Santana é aprovado

O projeto surge como uma resposta às demandas dos comerciantes que têm enfrentado dificuldades...
Feira de Santana
Parque de Exposição vai sediar Expo Portal em junho

Parque de Exposição vai sediar Expo Portal em junho

O Parque de Exposições está passando pelo processo de revitalização e recuperação...