Bahia

Caravana Bahia Sem Fogo inicia atividades com ampliação para novos municípios

Programa fortalece ações de prevenção e combate a incêndios florestais em 2025

31/03/2025 17h34
Caravana Bahia Sem Fogo inicia atividades com ampliação para novos municípios

A Caravana do Bahia Sem Fogo inicia suas atividades, a partir desta segunda-feira (31), trazendo como novidade a inclusão de 10 novos municípios no roteiro deste ano. A decisão foi tomada durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de 2025, realizada na última quarta-feira (26), na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia.

Uma das principais mudanças para 2025 é a expansão da Caravana, que em 2024 percorreu diferentes regiões do estado, sensibilizando mais de 20 mil pessoas por meio de ações educativas. Neste ano, o programa será ampliado, com destaque para a região da Bacia do Corrente — que passa a incluir os municípios de Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória — e para o Extremo Sul, que cresce de quatro para nove municípios, agregando Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.

A diretora-geral da Sema e coordenadora do GT, Daniella Fernandes, destacou que a reunião prévia à Caravana foi essencial para consolidar o planejamento estratégico do programa. “Discutimos desde ações de prevenção e capacitação das brigadas até a padronização dos procedimentos operacionais. Também lançamos um novo sistema de gerenciamento de dados, que será fundamental para a atuação em campo, além de apresentarmos e aprovarmos o novo Plano de Ações Integradas”, afirmou.

Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema, ressaltou que a Caravana manterá o foco nas quatro regiões prioritárias do estado — Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul — e que, com a ampliação, alcançará 46 municípios ao longo do ano. “Nosso objetivo é reforçar o trabalho de conscientização realizado em 2024 e propor novas alternativas para reduzir a dependência do fogo nas práticas agrícolas e em outras atividades, respeitando os aspectos culturais e tradicionais de cada comunidade”, explicou.

Durante a reunião, o GT também debateu o novo Plano Estadual de Ações Integradas para Prevenção a Incêndios Florestais 2025, documento estratégico que estabelece diretrizes para reduzir os focos de queimadas em áreas sensíveis. Segundo Pablo Rebelo, neste ano, a abordagem do plano estará centrada na preparação para incêndios florestais. “No ano passado, identificamos a necessidade de não apenas prevenir, mas também preparar as equipes para combater incêndios de forma mais eficiente, fortalecendo a integração dos membros do GT nas ações preventivas”, pontuou.

Outra novidade para 2025 é a oferta de um curso sobre Ferramentas Climáticas e Sensoriamento Remoto por Satélite, em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A capacitação será oferecida por meio da plataforma ALARMES, que auxilia na gestão de incêndios e queimadas.

Além disso, o GT discutiu a padronização de procedimentos operacionais, considerada fundamental para otimizar a comunicação entre os órgãos envolvidos e aumentar a eficiência nas ações de prevenção e combate ao fogo.

Ainda em 2025, o programa lançará o Sistema de Gerenciamento de Dados e Informações do Bahia Sem Fogo, desenvolvido pela Diretoria de Políticas de Biodiversidade e Projetos (DPBIO) e pela Coordenação de Gestão Organizacional e de TIC da Sema (CGTIC).

A ferramenta permitirá uma visão integrada das operações, otimizando recursos e garantindo respostas em tempo real. “O sistema tornará as ações mais estratégicas e eficientes, proporcionando mais agilidade na tomada de decisões”, destacou André Luiz Alves, coordenador da CGTIC. A plataforma será disponibilizada em formato de aplicativo para dispositivos Android.

Durante a reunião, Daniella Fernandes reforçou a importância de investir na infraestrutura das equipes, com a ampliação da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). “Nosso compromisso é fortalecer a cooperação entre os diversos setores envolvidos e reduzir os impactos ambientais e sociais causados pelos incêndios florestais na Bahia”, afirmou.

Coordenado pela Sema, o Bahia Sem Fogo reúne esforços de diversas instituições, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama, além das Secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab).

Com a ampliação das ações e o fortalecimento das estratégias, o programa segue como uma referência no combate aos incêndios florestais no estado.

Comentários

Leia também

Bahia
Mais de 1,2 milhão de famílias baianas ainda não utilizam desconto na conta de luz, alerta Coelba

Mais de 1,2 milhão de famílias baianas ainda não utilizam desconto na conta de luz, alerta Coelba

A adesão ao programa não interfere em outros benefícios recebidos pelo governo federal;...
Bahia
Reconhecimento Facial da SSP alcança 3 mil foragidos da Justiça na Bahia

Reconhecimento Facial da SSP alcança 3 mil foragidos da Justiça na Bahia

A ferramenta, implementada em 2019, foi ampliada e é empregada também na busca de desaparecidos...
Bahia
Novo PAC Seleções: Bahia apresenta 3.241 propostas para equipamentos e obras

Novo PAC Seleções: Bahia apresenta 3.241 propostas para equipamentos e obras

Os projetos foram encaminhados por gestores e gestoras entre 24 de fevereiro e 31 de março ...