Feira de Santana

CAPS AD oferta tratamento especializado para dependência em álcool e drogas

O serviço é ofertado por demanda espontânea

22/02/2023 15h58
CAPS AD oferta tratamento especializado para dependência em álcool e drogas
Foto: Reprodução/Secom

Dependentes de substâncias psicoativas que residem em Feira de Santana podem encontrar o suporte clínico especializado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD). Segundo a coordenadora-geral da Rede de Saúde Mental, Regicelia Silva, mais de nove mil pacientes estão cadastrados para tratamento.

“Do total de acolhimentos realizados em 2022, 42% são referentes ao uso de múltiplas drogas. É um tratamento difícil, pois há muitas recaídas e, além disso, há o julgamento social que aponta muito os dedos, mas, infelizmente, não estende as mãos”, frisou.

A enfermeira e referência técnica do CAPS AD, Mariana Rios, destaca que o tratamento é voluntário e orientado pelo desejo do paciente. “Às vezes, existe uma demanda da família. Eles trazem para a gente, nós fazemos o acolhimento, mas a pessoa não quer o tratamento. Não trabalhamos a força, mas quando essa solicitação chega por meio dos parentes, é feita uma visita domiciliar com intuito de sensibilizar a pessoa dependente”, ressaltou.

A enfermeira ainda explica que todas as substâncias psicoativas influenciam o sistema nervoso central. “Existe sim a sensação de relaxamento no primeiro momento e há um prazer imediato. Mas, assim como existe a dependência, existe o tratamento e, para isso, nós temos o CAPS AD que oferta atendimento especializado”, enfatizou.

O CAPS AD está localizado na Rua Paris, número 41, Santa Mônica, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, sem intervalos. O serviço é ofertado por demanda espontânea, mas o paciente também pode ser encaminhado por meio de outras unidades de saúde.

O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Para ser acompanhado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência, pois o serviço é exclusivo para aqueles que residem em Feira.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro,  Moura Pinho e Mauricio Carvalho

Prefeito publica exonerações Sérgio Carneiro, Moura Pinho e Mauricio Carvalho

O prefeito ainda não anunciou quem serão os substitutos para os cargos vagos.
Feira de Santana
Crianças participam da Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas na Fraga Maia
Feira de Santana
Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

Projeto propondo 4% de reajuste para servidor municipal é protocolado na Câmara

A aprovação de uma emenda parlamentar coletiva pode incluir, de forma específica, as...